UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Comendo pelas Beiradas (2009)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 14/05/2010
Nota 3
Comendo pelas Beiradas

''Comendo pelas Beiradas'' é uma comédia que reúne personagens esquemáticos em torno de um restaurante sofisticado. Mas falta tempero para que a reunião dos tipos cômicos produza alguma graça.

O principal chamariz do filme é Michael Clarke Duncan, o preso de bom coração de ''À Espera de um Milagre''. Ele é Slammin Salmon, um ex-campeão de boxe que se tornou proprietário de um conceituado restaurante de frutos do mar em Miami.

O personagem de Duncan é caracterizado como um gigante idiotizado que abusa de força bruta e, por isso, é temido por seus funcionários. Mas, apesar de Duncan ser responsável por algumas das cenas cômicas mais consistentes do filme, ele é apenas um coadjuvante nesta história.

O filme gira em torno da competição entre os garçons para conseguir o maior número de vendas de pratos em uma noite para que Salmon possa quitar uma dívida com a yakuza, a máfia japonesa. Para incentivar os garçons, Salmon propõe um prêmio de US$ 10 mil àquele que conseguir o maior número de vendas.

A corrida pelas melhores vendas e gorjetas e uma equipe de garçons peculiares deveriam ser os responsáveis pela comicidade do filme. Um garçom com dupla personalidade, por exemplo, deixa o seu lado mais descontrolado aflorar quando atende os clientes. Outro garçom é um ex-ator de série de TV que foi demitido ao reduzir seu nariz. Uma garçonete é bailarina e faz alguns passos de balé para seduzir clientes.

O problema é que a reunião de todos esses ingredientes não forma um prato saboroso. O filme peca pela falta de algo que dê consistência às diversas direções que ele aponta. ''Comendo pelas Beiradas'' tem momentos de humor escatológico, pastelão e algumas boas ideias. Mas reunidas, elas não formam uma unidade.

O começo já indica os problemas do filme. Rich (Kevin Hefferman, que também é o diretor e um dos roteiristas do filme) é um garçom atendendo um casal exigente. Na sequência seguinte, um ano após essa situação, vemos o personagem como o gerente da casa sem que se tenha clara o porquê da cena introdutória. O início soa desconectado de todo o resto, impressão que vai se confirmando com o passar do filme.

Na última metade do filme, ''Comendo pelas Beiradas'' ganha alguma agilidade e humor, mas o estrago já está feito. É como se saboreasse um prato ruim só para degustar a sobremesa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo