UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 22/06/2009
Nota 1

Novo filme de animação de Henry Selick, o diretor protegido de Tim Burton, de "O Estranho Mundo de Jack", que fez uma estranha e interessante adaptação de Neil Gaiman (o mesmo de "Stardust", assustador demais para crianças pequenas). Talvez por isso não tenha encontrado seu devido público. Chega mesmo a perturbar. Além de ser um longa, é o filme do gênero mais longo dos últimos tempos e também o primeiro a ter sido rodado inteiramente em 3D. Nem por isso deixa de ser fascinante, como uma mistura macabra de "Alice no País das Maravilhas"

Num tom de pesadelo, não com violência explícita, Coraline não é a heroína tradicional, mas uma garota até chata, difícil, mas que é ameaçada de ficar para sempre presa num mundo alternativo. Nem os pais dela são afetuosos ou simpáticos.

O filme seria adequado mais para jovens e adultos, admiradores do gênero e de fantasias à moda de Burton. A banda They Might be Giants compôs dez canções para o filme mas, com a desculpa de que o filme mudou de tom, apenas uma foi utilizada. Não foi feito digitalmente, por computador, mas por animação tradicional com bonecos (stop-motion), enormemente complicada e difícil de fazer. Tem referencias a Shakespeare, "Psicose", "Alien" e outros.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo