UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

É Proibido Fumar (2009)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 26/11/2010
Nota 4

O DVD pode fazer uma justiça tardia ao filme que, enquanto esteve em cartaz nos cinemas, teve um número de espectadores muito menor do que sua qualidade e apelo popular.

Premiado no Festival de Brasília, ''É Proibido Fumar'' traz no elenco Glória Pires e Paulo Miklos em atuações inspiradas. A diretora Anna Muylaert repete a receita de "Durval Discos" ao salpicar participações especiais na trama, como a da cantora Pitty e o do escritor Lorenço Mutarelli.

A história de ''É Proibido Fumar'' tem como ponto de partida a mudança de Max, personagem interpretado por Miklos, ao prédio da protagonista Baby, uma professora de violão solteira e fumante compulsiva interpretada por Pires. Ela mora sozinha no apartamento que um dia foi dos pais e tem atitudes infantis, como fazer birra com suas irmãs por causa de um sofá. Esse tipo de ''criancice'', existente na vida real, é responsável pelo humor de várias situações vividas por ela.

Não demora muito para que a professora de violão e seu novo vizinho, um músico frustrado, comecem um namoro. O vício de Baby incomoda Max e ela tenta largar o cigarro imediatamente com a ajuda de um bizarro grupo de apoio. A partir daí o ciúme e a vontade de fumar serão seus piores inimigos: Max ainda não está totalmente livre de seu último relacionamento amoroso, para desespero de Baby.

''É Proibido Fumar'' compara as ilusões que seus personagens nutrem com os resultados reais que conseguem para suas vidas. Baby sonha em ter um namorado e o sofá de sua tia, mas se contenta com um homem ainda ligado ao seu passado e com o novo estofamento do sofá. Max quer tocar Jorge Ben Jor, mas sobrevive com os sambas que executa na churrascaria.

O DVD traz algumas cenas excluídas que reforçam essas ilusões. Outra atração do DVD é um ótimo making of. Com cerca de 30 minutos de duração, o vídeo traz ensaios, testes com outros atores (inclusive Felipe Camargo) e muitos depoimentos que enriquecerão a experiência dos poucos felizardos que conferiram "É Proibido Fumar" em sua efêmera carreira pelo circuito de cinema.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo