UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Policial

Jogo Entre Ladrões (2009)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/06/2009
Nota 3

Nos Estados Unidos, o filme nem passou nos cinemas e foi direto para DVD com exclusividade para a rede Blockbuster, o que não é bom sinal. É um thriller de assalto tradicional, que segue as regras dos guias de roteiro. Começa com uma grande e emocionante sequência de ação, ainda que inverossímil, com um assalto e uma perseguição no metrô de Nova York. Não que o resto do filme faça mais sentido.

É verdade que eu preciso lutar contra uma certa má vontade com filmes que glamurizam a vida dos ladrões, quando a gente vive numa época tão violenta em que todos temos alguma historia trágica de assalto para relatar. E não temos a menor simpatia por meliantes, sejam meros assaltantes de rua, políticos corruptos, tecnológicos ou especialistas em assaltos a obras de arte. Já se foi o tempo de "Ladrão de Casaca" e "Raffles", e ver alguém hoje escapar incólume à polcia e burlar a lei já não tem mais o mesmo significado de "divertissement" leve e irresponsável.

A direção é de Mimi Leder, protegida de Spielberg que demonstrou mediocridade em filmes como "A Corrente do Bem", "Impacto Profundo" e "O Pacificador". Pena que não possamos esmiuçar o roteiro (para não revelar segredos que só serão conhecidos no filme, com reviravoltas "inesperadas"), porque então seria fácil perceber que ele não tem a menor lógica e sentido. Principalmente porque a narrativa mente para o espectador.

Explicando apenas um pouco: Morgan Freeman é um ladrão de alto nível que é contratado para roubar dois secretos e valiosíssimos ovos fabergé que estariam num cofre que pertence à máfia russa em Nova York. Chama Banderas, um ladrão de Miami, para ser seu parceiro. O resto do filme, passada a fase de exposição, é a realização do plano, e, finalmente o assalto, as reviravoltas e o final amoral.

Banderas, aos 48 anos, dá sinais de cansaço (e ainda não aprendeu a falar inglês direito!) e Morgan Freeman faz o de sempre. Ou seja, um filme banal, sem maiores destaques.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo