UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

O Solteirão (2009)

Resenha por Márcio Ferrari

Márcio Ferrari

Da redação 11/03/2011
Nota 3

Ben Kalmen (Michael Douglas), o personagem principal deste filme, não é um "solteirão", mas um homem solitário ("A Solitary Man", título original) depois de dois casamentos e um grande desastre financeiro no setor automobilístico que o levou à capa das revistas "Forbes" e "Time', como herói e vilão respectivamente, embora não se explique direito o que aconteceu.

O filme pega carona num traço público de seu ator, a avidez mulherenga (Douglas fez notícia ao se internar numa clínica por se achar "viciado em sexo") e, involuntariamente, em sua doença grave (câncer na vida real, descoberto depois da estreia, e uma suspeita de doença cardiovascular no enredo).

A tônica atual em Hollywood é tão infantiloide e rasa que basta um filme tratar de temas "adultos" para cair nas graças da crítica. Foi o caso aqui. O personagem, na curva descendente da vida, suspeitando da proximidade da morte, sai pelo mundo obedecendo seus impulsos mais imediatos, inclusive transar com a filha da namorada. Vive de dinheiro emprestado da própria filha e sustenta seu narcisismo dando lições de conquista aos mais jovens (principalmente a um estudante interpretado por Jesse Eisenberg, agora bem conhecido pelo papel central em "A Rede Social").

Os assuntos incomuns realmente não deixam de ser um alívio no quadro geral da produção americana, mas o filme é dirigido com desleixo disfarçado de estilo pela dupla Brian Koppelman e David Levien, perde-se em blablablá e desperdiça vários bons atores (como Susan Sarandon e Mary-Louise Parker).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo