UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Romântica

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 21/07/2009
Nota 2

Este é um descendente direto do sucesso de "O Diabo Veste Prada". Assim como "Diabo", também é adaptado de um livro de sucesso endereçado a mulheres. O título nacional do filme é ruim e fica devendo ao que seria mais indicativo, "Confissões de uma Viciada em Compras" (a heroína se chama Rebecca Bloomwood, e esse tratamento íntimo não tem muito a ver).

O livro original de Sophie Kinsella foi destroçado no que acabou virando uma chanchada boba e quase grotesca, em tempo de farsa ou mesmo pastelão, que só não é insuportável porque a atriz central, a encantadora Isla Fisher (mulher de Sacha "Borat" Cohen e atriz de "The Office") é engraçada e consegue divertir - repare em pequenos detalhes, como ela é esforçada e tenta extrair humor de tudo.

Mas o filme não a favorece, chegando mesmo a ser ofensivo ao gênero feminino, que fica reduzido a um animal irracional que compra e se endivida diante de qualquer objeto de luxo de marca famosa. O que poderia ser uma crítica inteligente se transforma em comedinha romântica (mais ou menos com o recente "Um Louco Apaixonado"), onde fica tudo subordinado ao romance com mocinho rico e com quem ela tem de casar.

Difícil acreditar que Rebecca seja inteligente porque se comporta como uma total idiota, até mesmo quando escreve um artigo brilhante para uma revista e encanta o jovem editor (o inglês Hugh Dancy). Ele passa a protegê-la, embora a moça continue a agir como débil. Isso vai se repetindo em viagens e situações pouco divertidas. O estranho é ver Isla cercada de um elenco de experts tão bons que estão igualmente perdidos num emaranhado de confusões que lembram a outros e melhores filmes.

O fracasso americano foi merecido e demonstra como é difícil construir uma comédia sobre e para mulheres que faça justiça às sua complexidades e contradições.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo