UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica,Suspense

Presságio (2009)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 21/07/2009
Nota 1

Gostei e me envolvi com esta aventura que deve agradar àqueles que curtem histórias no estilo de "A Última Profecia" ou "O Mistério da Libélula". É um mistério que envolve profecias, paranormalidade e mesmo um certo espiritualismo. É verdade que o assunto apocalíptico pode assustar e o roteiro acaba fazendo uma mistura de vários temas diferentes.

O que importa é que o diretor Alex Proyas ("O Corvo", "Cidade das Sombras", "Eu, Robô") conseguiu dar um tom convincente a uma história em que ou você embarca, ou rejeita. Ajuda muito a presença de Nicolas Cage, que já praticamente passou por tudo que é cara e penteado, mas acabou adquirindo uma autoridade e personalidade que o indica para este tipo de aventura de ação, thriller, ficção científica e mistério.

Ele faz John Koestler, professor de física (será que o nome tem algo a ver com Arthur Koestler autor anti-stalinista de "O Zero e o Infinito"?), que desconfia que há alguma ligação entre seu filho e uma garota que estudou na mesma escola. Ambos brincam com números, e uma lista deles feita pela garota foi descoberta numa cápsula do tempo enterrada na escola 50 anos antes.

O físico estuda a lista e acaba descobrindo que é uma previsão de todas as catástrofes que vão acontecer (ou já aconteceram) na Terra desde então. Prova disso é que ele consegue estar no lugar justamente onde há um desastre de avião (uma sequência muito bem realizada).

Dali em diante, ele se envolve com a filha e neta daquela profetiza. Começam a correr atrás de pistas, enquanto passam a ser perseguidos por figuras misteriosas, que podem ser mortos ou ETs. Bom, dali em diante não dá para contar muito mais. Haverá muitas cenas de efeitos especiais, bastante convincentes, e o filme tem uma conclusão doce-amarga, longe de ser um "feel good movie". É mesmo questão de embarcar ou não, aceitar as premissas e curtir o filme, ou rejeitar e ficar de fora.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo