UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

Tá Rindo do Quê? (2009)

Resenha por Márcio Ferrari

Márcio Ferrari

Da redação 22/01/2010
Nota 4

Judd Apatow é um dos responsáveis pela excelente fase atual da comédia americana, como produtor, diretor e roteirista. ''Tá Rindo de Quê?'' (Funny People), lançado em DVD sem passar pelos cinemas brasileiros, e sem extras, é seu terceiro trabalho de direção, depois dos muito bem-sucedidos ''O Virgem de 40 Anos'' e ''Ligeiramente Grávidos''. Este filme tem em comum com os anteriores o humor boca-suja centrado em piadas sobre os genitais e suas imediações, mas avança para o arriscado terreno da ''comédia séria''.

Adam Sandler interpreta George Simmons, um comediante veterano que faz sucesso em comédias que ele próprio odeia. Quando descobre que tem uma rara doença no sangue, com poucas chances de cura, decide voltar a fazer comédia stand-up, seu trabalho de juventude. Escolhe como parceiro um colega mais jovem, Ira Wright (Seth Rogen), que ainda nem sequer é tido como engraçado e se sustenta como balconista de uma mercearia. Ira passa a corroteirista dos sketches que George apresenta no palco e abre seus shows. Ao mesmo tempo, George tenta reatar com a ex-mulher (Leslie Mann), agora casada de novo (o marido é feito por Eric Bana, numa participação hilária).

Enquanto George é um homem solitário que passa os momentos de folga jogando videogame, Ira, embora também não seja muito popular, vive cercado de outros comediantes de sua idade, todos com carreira mais desenvolvida do que a dele. A parceria entre os dois não chega a ser harmoniosa, tampouco as relações pessoais. ''Você é meu melhor amigo e eu nem mesmo gosto de você'', diz George para Ira, resumindo o deserto em que vive.

Numa entrevista, Apatow disse que considerava seu filme ''um comentário sobre todas as nossas carreiras na comédia'', referindo-se às duas gerações com que costuma trabalhar. É um filme de prospecção, um pouco como o ''Oito e Meio'' de Fellini, igualmente sobre um artista de sucesso em crise de meia idade, rodeado de pessoas conhecidas, mas, em última análise, estranhas. ''Tá Rindo de Quê?'' é ainda mais pessoal. Apatow e Sandler moraram juntos quando eram estudantes, e as primeiras cenas do filme são registros em vídeo de Sandler passando trotes pelo telefone.

''Tá Rindo de Quê?'' foge do habitual já a partir da duração: quase duas horas e meia, uma enormidade para uma comédia. Também tem uma estrutura peculiar, com dois focos narrativos simultâneos e um ''desenlace'' precoce. Além disso, ao contrário da maioria das comédias norte-americanas, é um filme predominantemente noturno, com bela fotografia do polonês Janusz Kaminski. Não parece nada com os vizinhos de prateleira da locadora e tem uma capacidade rara de se demorar na memória.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo