UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Um Sonho Possível (2009)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 23/07/2010
Nota 1

Com masi de um século de experiência, a indústria cinematográfica já aprendeu algumas fórmulas infalíveis para contar uma história cheia de emoção. Nesse sentido, "Um Sonho Possível" usa dois ingredientes em sua receita tocante.

O primeiro deles é mostrar vitórias esportivas que se espelham na vida pessoal. Michael Oher é um jovem grandalhão que não tem casa própria. Sua salvação começa quando uma família rica resolve lhe dar mais do que um teto - os Tuohy lhe oferecem um lar harmonioso. Michael entrou em contato com a família por frequentar a mesma escola que Collins e Sean, seus futuros irmãos adotivos.

Por causa de suas proporções físicas, além de uma dose de talento inato, Michael torna-se um jogador de destaque no time de futebol americano do colégio. No caso dele, o esporte o levou ao sucesso pessoal, mas já vimos outros personagens escaparem das drogas ou do preconceito racial por essa mesma via.

Outro ponto-chave para criar a aura emotiva de "Um Sonho Possível" é explorar o amor materno para impulsionar o enredo. Para representar essa força inabalável foi escalada Sandra Bullock, que levou o Oscar por sua atuação.

Na corrida pela estatueta dourada, muitos intérpretes usam a tática de deixar o personagem se apoderar de suas mentes e seus gestos. Longe dessa mania de possessão, Bullock preferiu fazer pequenos ajustes em seu visual e comportamento para dar vida à temperamental Leigh Anne.

Na voz, a atriz caprichou no sotaque sulista e na atitude poderosa. Na maquiagem e figurino, ela está uma verdadeira madame. Com isso, Leigh Anne transformou-se em um personagem autêntico na tela. Com uma história real servindo de inspiração para o roteiro, a decisão foi acertada.

Quando se trata de um filme em que o futebol americano é um dos temas, há sempre a preocupação de que o entendimento das regras do jogo influa na compreensão da trama. Em "Um Sonho Possível", só é necessário saber que a missão de Michael dentro do campo é defender o lançador ("quarterback") e evitar que ele leve trombadas dos adversários.

No final do filme, imagens de arquivo mostram a família real que passou por essa bela história.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo