UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação,Aventura,Comédia

Up - Altas Aventuras (2009)

Resenha por Thaís Fonseca

Thaís Fonseca

Da redação 18/12/2009
Nota 5

A história de um velhinho que viaja pelo mundo com sua casa presa a balões pode parecer surreal ao pé da letra, mas os cenários onde ele pousa têm bases bastante realistas. Na trama, Carl Fredricksen, um senhor de 78 anos, perde sua mulher e resolve voar pelo mundo com a própria casa. A partida é dada, mas há um detalhe: ganha Russel, um garotinho escoteiro, como companhia. Sem muito controle do paradeiro, ambos chegam a um cenário de tirar o fôlego, ou seja, florestas com espécies raras e inabitadas pelos homens na América do Sul.

Os detalhes destas paisagens, mais que fruto da imaginação dos profissionais da Disney/Pixar, foram vistos de perto pelo diretor Pete Doctor e pela equipe, como mostra um dos materiais do bônus do DVD de "Up", chamado "A Aventura está lá Fora". O material inclui a "expedição" pelas florestas tropicais da Venezuela e do Brasil, incluindo a subida aos tepuis, montanhas de topo chato que aparecem com frequência no filme. Além da beleza das paisagens, um dos destaques é ver um pouco do processo criativo dos desenhistas enquanto conheciam, sem luxo, lugares e vegetações exóticas. Muitas das pedras, plantas e até uma das cavernas vistas pessoalmente passaram pelas mãos dos profissionais e foram incluídas na trama.

Outro item curioso sobre os bastidores é "Cena Alternativa: Os Diversos Finais de Muntz", onde a equipe relata um dilema: a dificuldade de inventar a morte para o aventureiro famoso, que resolve ter uma vida reclusa na floresta, rodeado por cães com coleiras falantes. Para mostrar que Carl Fredricksen deixa de admirar seu antigo herói, já que descobre sua personalidade sombria, foi decidido que Muntz deveria morrer, para dar um reforço simbólico ao roteiro. Uma das opções mais interessantes é de uma perseguição que se passaria num labirinto da floresta, em referência à famosa cena de "O Iluminado", de Stanley Kubrick.

Como era de se esperar, o DVD inclui ainda uma das especialidades da Pixar, ou seja, os curtas. Um deles é protagonizado por Dug, o cão bonachão adotado por Russel e Carl, em "A Missão de Dug"; o outro é "Parcialmente Nublado", exibido antes de "Up nos Cinemas". Ambos, embora tenham personagens diferentes, mostram características inconfundíveis: além do capricho visual, há personagens simpáticos e uma trama com fundo emotivo, herança das animações da Disney.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo