UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Aventura

X-Men Origens: Wolverine (2009)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 17/08/2009
Nota 4

A exibição pirata deste filme um mês antes do lançamento nas salas (muito semelhante como o que sucedeu com o nosso Tropa de Elite), ainda que com 20 minutos a menos, acabou prejudicando o sucesso deste aguardado solo de Wolverine . Mesmo que o herói receba, de muitos fãs, o título de mutante favorito, o filme foi recebido com certa e injusta frieza. Mas sem dúvida é valorizado pela personalidade vibrante de Hugh Jackman (que expandiu seu público depois da marcante apresentação no Oscar), intérprete ideal para contar as origens dos mutantes que formam a equipe dos X Men.

Produzido por Richard Donner, o filme foi recusado por Zack Snyder (queria fazer uma fita R, ou seja, mais violenta, e foi errar com Watchmen) e Bryan Singer (dos primeiros ''X Men'',que estava ocupado). Acabaram chamando para a direção do filme o sul africano Gavin Hood, que ganhou Oscar de filme estrangeiro por ''Infância Roubada'' (Totsi) e depois rodou ''O Suspeito'' com Reese Witherspoon. E que fez um bom trabalho, conduzindo muito bem as cenas de ação que são um pouco aceleradas como as de ''Gladiador''.

O diretor contou com um roteiro movimentado, cheio de reviravoltas e momentos inesperados. Não vamos contar muita coisa, mas o filme mostra uma história de amor do herói com uma garota bonita Kayla (Pauline Collins) e uma relação complicada com um meio irmão rancoroso Victor que seria depois o Sabre (Liev, para mim superestimado). A seqüência em que os dois vão passando por diversas guerras num excepcional montagem é das melhores do filme. Relativamente curto, bem produzido (excelente idéia situar a ação em Three Mile island), redime o gênero quadrinhos de fracassos recentes (Spirit, Watchmen) num diversão adequada para todos

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo