UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Os Vampiros Que Se Mordam (2010)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 08/04/2011
Nota 3

Desde 2005 a dupla Jason Friedberg e Aaron Seltzer escreve e dirige uma série de filmes-paródia, como "Espartalhões" e "Uma Comédia Nada Romântica". A última invenção dos cineastas foi "Os Vampiros que se Mordam", que faz brincadeiras com os dois primeiros filmes da "Saga Crepúsculo".

A história é idêntica. Uma jovem muda-se para uma pequena cidade para morar ao lado do seu pai, xerife da comunidade. Na nova escola ela conhece um rapaz misteriosos qu se mostra ser um vampiro.

Algumas cenas são totalmente remontadas nessa versão cômica do romance juvenil vampiresco. Exatamente por essa razão, fica difícil achar um grupo específico de espectadores para indicar o título. As fãs dos dilemas sentimentais de Bella Swan podem ficar ofendidas com as brincadeiras (que inclui a comoção gerada nas plateias femininas) e algumas piadas dependem do conhecimento dos filmes originais.

Talvez o único grupo que pode curtir "Os Vampiros que se Mordam" em sua totalidade são os namorados das leitoras de "Crepúsculo" que foram arrastados para as salas de cinema.

Há algumas poucas piadas com outros filmes, como "Querido John" e "Alice no País das Maravilhas", e com celebridades, como o grupo musical Black Eyed Peas. No entanto, a esmagadora maioria das situações cômicas é baseada nos dois primeiros filmes da franquia de vampiros.

A estratégia humorística de Friedberg e Seltzer continua a mesma de seus trabalhos anteriores. Há aquela velha manobra de fazer alguns personagens travarem um diálogo totalmente inútil no primeiro plano enquanto a verdadeira piada de humor físico acontece no fundo da tela. Tal tática já foi explorada por diversos filmes (como a série "Corra que a Polícia Vem Aí") e sua eficácia é comprovada.

Além do pastelão, outra forma de arrancar risos dos espectadores jovens está na escatologia. O problema está quando o filme tenta fazer graça no texto, onde estão as piadas mais fracas da produção.

No geral, "Os Vampiros que se Mordam" é apenas mais um na lista da dupla de realizadores. A única diferença é que agora eles contam com um ator famoso: o comediante Ken Jeong ("Se Beber, não Case" e "Encontro de Casais") faz uma participação especial bem pequena.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo