UOL Entretenimento Cinema
 

Surpresas

Este ano, as grandes surpresas vieram de pequenos filmes, com a óbvia exceção de "Bastardos Inglórios", o filme de guerra de Quentint Tarantino, com Brad Pitt em um dos papéis principais. Dos pequenos frascos, vieram filmes como o brilhante documentário "Cidadão Boilesen", revelado pelo Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade. Ainda no Brasil, o cinema de guerrilha mostrou a que veio com o delicado "Apenas o Fim" e o dramático "Se Nada Mais Der Certo". Do Uruguai, um cineasta argentino mesmerizou o júri do Festival de Berlim com "Gigante", um filme sobre a relação entre ver e ser visto no amor. E dos EUA veio "(500) Dias Com Ela", uma sensível comédia romântica que enxerga a relação amorosa do ponto de vista masculino em um mundo cada vez menos polarizado pelo sexismo ou pelo mito da fragilidade feminina.

Fórum Comente os principais lançamentos do ano e lembre de outros destaques

Bastardos Inglórios

Quentin Tarantino revisita "Assalto ao Trem Blindado", de Enzo Castellari, e cria uma reflexão profunda, bem humorada e irônica sobre a guerra e a espiral sem fim da vingança. No filme, Brad Pitt interpreta o tenente Aldo Raine, que organiza um grupo de soldados judeus americanos que tem a missão de exterminar os oficiais nazistas

(500) Dias com Ela

Comédia romântica ganha ares inusitados ao contar a história do arquiteto frustrado Tom, que se encanta por sua nova colega de trabalho, chamada Summer, num escritório que cria cartões comemorativos. Os dois ficam amigos e começam a se encontrar com frequência, mas Tom precisa enfrentar uma verdade bem diferente da sua: Summer não acredita em amor verdadeiro. Filme marca a estreia de Marc Webb, diretor premiado de videoclipes, na direção.

Cidadão Boilesen

Documentário é um retrato de um personagem controverso da história recente do país: Henning Albert Boilesen, um empresário dinamarquês que se radicou no Brasil e se envolveu com o governo militar e, quando presidente do Grupo Ultra, ajudou a financiar a Operação Bandeirantes (Oban) - que prendia e torturava suspeitos - e acabou assassinado pela guerrilha em São Paulo, em 1971. Filme, vencedor do festival É Tudo Verdade, traz depoimentos de guerrilheiros e militares.

Apenas o Fim

Garota diz que vai abandonar o namorado e sair em busca de algo que a complete, embora ele insista para que ela fique. Antes dessa despedida, o rapaz tem uma hora para tentar a última conversa. Os dois andam pelo campus da faculdade onde estudam e relembram a relação que os transformou. Entre um diálogo e outro, surgem na tela, em preto e branco, conversas passadas do casal.

Se Nada Mais Der Certo

Léo, um jornalista falido de cerca de 30 anos, conhece Marcin, um tipo ambíguo e frequentador de "bocas", que o apresenta a Wilson, um taxista prestes a perder o carro por problemas de dinheiro. Os três se unem para realizar um pequeno golpe que acaba sendo bem sucedido e surge uma forte relação de afeto entre eles. A partir daí, as oportunidades aparecem e, quase sem perceber, Léo se envolve numa vida criminosa. Filme é dirigido por José Eduardo Belmonte.

Gigante

Jara é um homem tímido e solitário, que trabalha como segurança num supermercado na periferia de Montevidéu. Como está na equipe noturna, com o supermercado fechado, ele não tem muito que fazer, então se dedica a alguns prazeres: assistir a vídeos, fazer palavras cruzadas e escutar música. Até o dia em que vê Julia na tela. Ela trabalha como faxineira no mercado e Jara sente-se atraído pela moça. A partir de então, passa suas horas em frente ao monitor assistindo ao trabalho de Julia, e organiza sua vida em função dos hábitos e do cotidiano da moça. Certo dia, anunciam o corte de pessoal no supermercado e Julia é uma das atingidas. Jara, então, deve decidir: reprimir sua obsessão ou confessar seus sentimentos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host