UOL Entretenimento Cinema
 
29/01/2010 - 17h30

Festival de Tiradentes: "A Falta Que Nos Move" tem ingredientes que faziam graça em filme dos anos 1980

SÉRGIO ALPENDRE
Colaboração para o UOL, de Tiradentes

Os mais velhos devem lembrar: em 1983 foi lançado um belo filme de encontro entre amigos, todos na casa dos 30 e poucos anos, com um elenco simpático que incluía Tom Berenger, Glenn Close, Jeff Goldblum, Meg Tilly, Kevin Kline e William Hurt. O filme é “O Reencontro”, e pode ser considerado, ainda, o melhor trabalho de Lawrence Kasdan.

“A Falta Que Nos Move” tem alguns dos ingredientes que faziam a graça do filme de 1983: encontro de amigos de longa data, segredos de seus passados sendo revelados, músicas bacanas na trilha, fruição bem agradável. Mas como é um produto pós-dogma, é inevitável encontrarmos aquela câmera tremida que faz com que o novo filme, dirigido por Christiane Jatahy e pertencente à Mostra Aurora, não passe do quase.

 

É quase um filme que deu certo, quase um experimento interessante com o tempo, quase um acerto no tom, e quase atinge o sublime na cena em que a música mais famosa de Guilherme Arantes - "Meu Mundo e Nada Mais" - toca na íntegra e os quase-casais começam a esboçar algum entendimento.

 

Existem algumas flutuações no tom, o que torna a experiência um pouco desgastante, sobretudo na segunda metade. E o filme que eles dizem estar fazendo é um truque barato, que nunca se revela tão interessante quanto parecia nos primeiros minutos. Mas o maior problema é mesmo o conceito da tremedeira da câmera, e os zooms desembestados, que parecem operados por um adolescente descobrindo um novo brinquedo, não por Lula Carvalho, um dos mais conceituados técnicos de cinema do Brasil.

 

A semelhança com os desajeitados filmes recentes de Domingos de Oliveira, reforçada pela origem teatral, não ajuda em nada, pelo contrário, faz-nos pensar que se trata de uma nova mania a ser combatida no cinema brasileiro – que já sofre de manias em excesso, tanto no circuito comercial pavoroso quanto nos festivais cada vez mais acomodados.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host