10/06/2011 - 18:31 - Atualizado em: 10/06/2011 - 18:31

Coordenadores de dublês pedem criação de nova categoria no Oscar


Da Redação
Divulgação News-image

Cena do filme "A Origem", último ganhador do SAG Awards na categoria de dublês

Há vinte anos os coordenadores de dublês lutam para que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas crie uma nova categoria no Oscar para premiar esse tipo de profissional. Na próxima terça haverá uma reunião que discutirá esse pedido, entre outras questões. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Os coordenadores de dublês são os profissionais responsáveis por cuidar de cenas que envolvam perigo físico para os atores. São o caso de perseguições automobilísticas, cenas em locais perigosos e quedas.

Um dos desafios para a criação do novo prêmio é o problema da duração da cerimônia do Oscar, uma constante preocupação da Academia. Para não serem culpados pelos apressados discursos no final da noite do Oscar por conta dos atrasos, os coordenadores de dublês propuseram que o prêmio deles seja entregue antes da cerimônia televisionada. Depois, um clipe com cenas do ganhador seria mostrado na transmissão ao vivo.

Apesar desse vídeo com cenas de ação ser o tipo de material que atrai mais audiência, outra preocupação da Academia, o precedente que a aprovação da proposta criaria é perigoso. Outras categorias menores (como as dos curtas-metragens) provavelmente também seriam removidas para essa entrega antecipada. Tendo isso em mente, os representantes desses grupos tendem a votar contra os coordenadores de dublês.

Outras premiações, como o SAG (sindicatos dos atores) e o Emmy têm troféus para os coordenadores de dublês.