27/09/2011 - 06h00

SP: Cinemateca Brasileira mostra produções do cinema indiano atual

Da Redação
  • Cena de "O Imposto", de Ashutosh Gowariker

    Cena de "O Imposto", de Ashutosh Gowariker

A Cinemateca Brasileira apresenta de 27 de setembro a 9 de outubro a 5ª Mostra de Bollywood e cinema indiano. A Índia tem, hoje, um dos maiores polos de produção cinematográfica do mundo.

A programação reúne algumas das obras que transformaram o panorama da filmografia do país nos anos 2000 – filmes que alteraram os gêneros narrativos e as formas de produção e difusão vigentes na indústria de Bollywood, captando as mudanças sociais e políticas pelas quais o país passou. A abertura da televisão à produção estrangeira, sobretudo ao cinema americano, e o crescimento do mercado consumidor indiano impulsionaram a transformação das velhas fórmulas narrativas de Bollywood, obrigando diretores e produtores a reverem seus antigos padrões de realização e a investirem em temas urgentes da realidade de seu país.

"O Imposto" (Lagaan), de Ashutosh Gowariker, revolucionou a indústria ao investir numa narrativa avessa ao melodrama. Inovador, foi o segundo filme indiano a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Em "Omkara", o cineasta Vishal Bhardwaj adapta mais uma das célebres tragédias de Shakespeare, Othello, para a Índia moderna, conformando a complexa trama da peça a um roteiro original que trata dos problemas sociais e políticos do país.

Premiado no ano de seu lançamento em quase todos os festivais indianos, "Como estrelas na Terra" (Taare Zameen Par), de Aamir Khan, retrata as dificuldades de um garoto para se adaptar à rotina escolar. Já "A Cor do sacrifício" (Rang De Basanti), de Rakeysh Omprakash Mehra, traz pela primeira vez personagens e temas ainda não explorados pela cinematografia de Bollywood, numa aventura sobre estudantes universitários. O filme impulsionou uma reviravolta política na Índia ao incitar os jovens a lutarem por seus direitos por meio de protestos contra o governo.

Confira a programação completa no site www.cinemateca.gov.br.

 


Serviço:

Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207
Quando: de 27 de setembro a 9 de outubro
Informações: 0/XX/11/3512-6111 (ramal 215) ou www.cinemateca.gov.br
Quanto: Grátis