Topo

"Rio, Eu Te Amo" está em fase de reestruturação e deve ser relançado em novembro deste ano

Cartazes de divulgação de "Rio, Eu Te Amo" (2010) - Divulgação
Cartazes de divulgação de "Rio, Eu Te Amo" (2010) Imagem: Divulgação

FABÍOLA ORTIZ

Colaboração para o UOL, do Rio

28/10/2011 07h00

O filme "Rio, Eu Te Amo”, um longa-metragem coletivo com 10 histórias de amor sobre o Rio, anunciado em 2009, comecará a ser rodado apenas em 2013. O UOL apurou, com uma fonte das produtoras envolvidas no seu desenvolvimento, que o projeto está em fase de reestruturação e deverá ser relançado em novembro deste ano. Há dois anos, quando foi anunciado, a previsão era que o filme fosse rodado em 2010 e distribuído para o circuito exibidor em 2011, mas houve uma reavaliação entre as produtoras envolvidas. 

A RioFilme fará um investimento reembolsável de R$ 150 mil no projeto, para o desenvolvimento dos roteiros, conforme adiantou ao UOL Sérgio Sá Leitão, presidente da empresa distribuidora de filmes da prefeitura do Rio de Janeiro. O filme consta da lista de longas que receberão apoio da empresa até 2013. De acordo com a RioFilme, o atraso nas filmagens é normal e não faltam investidores para o projeto. “É normal o atraso. O orçamento do projeto, por ser grande, é muito elevado, cerca de 10 milhões de dólares, o que leva tempo para captar”, disse Sá Leitão. A RioFilme ainda estuda a possibilidade de comprar os direitos de distribuição para América Latina, cerca R$ 2 milhões.

FERNANDO MEIRELLES E JOSÉ PADILHA GRAVARAM DEPOIMENTOS EM 2010

No Brasil, foi montado um consórcio de produtores brasileiros para liderar o processo que, atualmente, está em fase de reestruturação. A Primum Entertainment Group adquiriu os direitos de produção do “Rio, Eu Te Amo”. Uma fonte das empresas envolvidas na produção do filme admitiu ser um projeto naturalmente difícil de realizar devido ao tamanho do orçamento e por reunir muitos talentos.

Franquia "Cities of Love"
O projeto coletivo “Rio, Eu Te Amo” faz parte da franquia “Cities of Love™”, que já produziu “Paris, Je t’aime” e “New York, I love you”. O primeiro da série, "Paris, Je t´aime", demorou seis anos do lançamento do projeto até a realização, enquanto para “New York, I love you” foram necessários cerca de dois anos para realizá-lo.

O filme deverá contar 10 histórias de amor com sete minutos de duração cada dirigidos por 10 realizadores - até o momento, foram confirmados os brasileiros José Padilha (de “Tropa de Elite” e “Ônibus 174) e Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel” e “Ensaio sobre a Cegueira”) e o mexicano Guillermo Arriaga ("Babel", "21 Gramas" e "Amores Perros"). Os outros nomes ainda não estão definidos, mas a ideia é ter uma seleção de diretores internacionais provenientes de diversos cantos do mundo, dos Estados Unidos, da Ásia, da Europa e até do Oriente Médio.

Em breve, serão anunciados novos parceiros e a data de início das filmagens na cidade. Ainda sem roteiro, já existem ideias de locação, mas serão os próprios diretores que terão a liberdade de escolher apenas um bairro para filmar. A produção do filme quer disponibilizar toda a cidade do Rio para os diretores escolherem e não apenas os bairros mais tradicionais e famosos como Copacabana e Ipanema. A Barra da Tijuca, Santa Teresa e até favelas cariocas poderão integrar a lista de possíveis locações de interesse dos diretores convidados.