Cena de "A Morte de um Bookmaker Chinês" (1976), de John Cassavetes

Cena de "A Morte de um Bookmaker Chinês" (1976), de John Cassavetes

15/05/2012 - 07h00

SP: Cinemateca exibe em maio filmes de John Cassavetes, pioneiro do cinema indie americano

Do UOL, em São Paulo

A Cinemateca Brasileira apresenta de 15 a 20 de maio cinco produções do diretor John Cassavetes (1929-1989), considerado pioneiro do cinema independente norte-americano.

Filho de imigrantes gregos, Cassavetes iniciou sua carreira como ator até realizar seu primeiro longa, "Sombras", em 1959. Produzido com poucos recursos e com a colaboração de artistas amigos do cineasta, o filme é considerado um dos marcos do cinema moderno americano.

Cassavetes fez parte dos chamados "Hollywood mavericks", nome dado aos diretores americanos --entre eles Erich von Stroheim, Orson Welles, Samuel Fuller, Sam Peckinpah etc.-- que ergueram suas obras em atrito com grandes estúdios de cinema.

Avesso ao sistema, Cassavetes reuniu parceiros numa espécie de "cooperativa cinematográfica", que lhe deu esteio para a criação de um método de trabalho baseado no improviso, na diluição das convenções e na liberdade da câmera. Dentro desta trupe, despontaram nomes como o ator Ben Gazzara e a atriz Gena Rowlands, com quem foi casado e com quem realizou verdadeiras obras-primas do cinema moderno.

A mostra organizada pela Cinemateca exibe, além de "Sombras", os filmes "Faces", "Uma Mulher Sob Influência" e "Noite de Estreia", três obras-primas protagonizadas pela atriz Gena Rowlands. O policial "A Morte de um Bookmaker Chinês", estrelado por Ben Gazzara, ator que faleceu recentemente, também está na mostra.

A programação pode ser conferida no site da Cinemateca.


John Cassavetes
Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207)
Quando: de 15 a 20 de maio
Quanto: R$ 8 (inteira) / R$ 4 (meia-entrada)