Topo

Falha no áudio suspende exibição de filme no Festival de Gramado

Cena de "Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, que concorre entre os longas nacionais - Divulgação
Cena de "Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, que concorre entre os longas nacionais Imagem: Divulgação

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado (RS)

17/08/2012 00h32Atualizada em 17/08/2012 10h42

A exibição do filme “O Som ao Redor” foi suspensa nesta quinta-feira (17), no Festival de Gramado, por causa de uma falha nas caixas de som da sala de cinema. O longa de Kleber Mendonça Filho integra a competição na categoria de longas-metragens nacionais. Diretor, atores e equipe do filme, além do júri, acompanhavam a sessão no Palácio dos Festivais.

Quando a trama estava próxima do desfecho, o áudio ficou abafado o que impossibilitava o entendimento dos diálogos. Em certo momento, foi possível ver o diretor sair de sua poltrona e se dirigir para o lado externo da sala para descobrir o que estava acontecendo. Ironicamente, o título do filme tem a palavra "som" o que levou os especatores a acreditarem que o áudio abafado pudesse fazer parte da trama.

Minutos depois, a exibição foi interrompida e o organizador do evento, Ralfe Cardoso, subiu ao palco para se desculpar com a equipe do longa e anunciar que uma nova sessão está sendo preparada para às 10h desta sexta (17), que poderá ser vista por todos que já haviam adquirido o ingresso. A sessão ainda contava com a presença da atriz Betty Faria, homenageada com o troféu Oscarito por sua contribuição à dramaturgia.

Ainda nesta sexta-feira (17), um debate sobre "O Som ao Redor" está agendado para as 12h30 no Recreio, além de uma nova exibição às 14h.

"O Som ao Redor", que levou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) no Festival de Roterdã 2012, é apontado pelos críticos como um dos filmes favoritos do Festival de Gramado. Essa foi a primeira exibição do longa no Brasil.

Outras falhas
O festival já havia enfrentado problemas técnicos nas duas primeiras noites do evento. Durante a exibição de "Eu Não Faço a Menor Ideia do que eu Tô Fazendo com a Minha Vida", de Matheus Souza, na sexta-feira (10), o som de uma banda invadiu a sala de cinema, atrapalhando as cenas mais dramáticas. No dia seguinte, o filme "Super Nada", de Rubem Rewald, foi interrompido na metade, mas o problema foi solucionado minutos depois.