13/09/2012 - 08h58

Curta vencedor de prêmio do Canal Brasil será exibido na emissora neste sábado (15)

O curta-metragem "A Casa da Vó Neyde", do diretor paulistano Caio Cavechini, foi o vencedor do grande prêmio de curtas do Canal Brasil e levou R$ 50 mil. "Jiboia", de Rafael Lessa, foi eleito o melhor curta pelo júri popula e foi premiado com um computador. Os dois filmes serão exibidos no dia 15 de setembro, às 23h15, no Canal Brasil.

O evento de premiação foi realizado no Teatro Tom Jobim, nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro. O melhor filme foi escolhido pelos apresentadores da emissora: Lázaro Ramos, Paulo Tiefenthaler, MV Bill, Paulinho Moska, Charles Gavin, José Mojica Marins, entre outros.

Neste ano, os dez concorrentes ao Grande Prêmio foram escolhidos nos principais festivais de cinema do país por júris formados por críticos e jornalistas, entre janeiro e novembro de 2011.

Os vencedores das edições anteriores do Grande Prêmio, respectivamente desde 2006, foram: “Eletrodoméstica”, de Kléber Mendonça; “Viva Volta”, de Heloísa Passos; “O Homem das Árvores”, de Paula Mercedes; “Dossiê Rê Bordosa”, de Cesar Cabral; “Os Sapatos de Aristeu”, de Renê Guerra e “Recife Frio”, de Kleber Mendonça Filho (júri oficial) e “Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil...”, de Alexandre Bersot (júri popular).

Assista ao trailer de "A Casa da Vó Neyde":

Veja os dez curtas-metragens que estavam na competição:

A Casa da Vó Neyde (São Paulo)
Sinopse: Ninguém na minha família sabia que o crack estava tão perto, até meu tio resolver pedir ajuda. Agora minha avó vai ficar sozinha em uma casa que aprendemos a enxergar sempre cheia. A gravação, no dia em que ele seria internado, é interrompida. Ele quer dinheiro para “duas rochas”?
Diretor: Caio Cavechini
Premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Furico & Fiofó (São Paulo)
Sinopse: Molecagens de dois meninos na cidade.
Diretor: Fernando Miller
Premiado no Anima Mundi – Festival Internacional de Animação do Brasil

Jiboia (São Paulo)
Sinopse: Consumida pelo desejo, Aurora, uma cabeleireira da Rua Augusta, aceita fingir ser a mãe de sua amante adolescente, Greicekelly, durante uma consulta médica.
Diretor: Rafael Lessa
Premiado no Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual.

Mens Sana In Corpore Sano (Pernambuco)
Sinopse: Garra, disciplina, tenacidade, força física e obediência. Estes são os tesouros guardados para que tenhamos uma vida mais plena e saudável. O seu corpo agradece!
Diretor: Juliano Dornelles
Premiado no Cine PE – Festival do Audiovisual.

O Plantador de Quiabos (São Paulo)
Sinopse: Uma tragicomédia sobre um agricultor que decide comprar uma bicicleta para trabalhar no campo.
Diretor: Coletivo Santa Madeira
Premiado no Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema.

Praça Walt Disney (Pernambuco)
Sinopse: Boa Viagem, Recife PE, 51111-260, Brasil.
Diretores: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira
Premiado no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo

São Silvestre (São Paulo)
Sinopse: A mais famosa e tradicional corrida de rua da América Latina, a São Silvestre, na cidade de São Paulo, é radiografada de perto e por dentro. O que move tantos atletas, amadores e profissionais, a perseverar nessa maratona de 15 Km, que exige o máximo de seu fôlego e resistência?
Diretor: Lina Chamie
Premiado no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários

Ser Tão Cinzento (Bahia)
Sinopse: O documentário busca recriar a memória do filme “Manhã Cinzenta”, do cineasta autodidata Olney São Paulo, uma das mais belas e contundentes obras cinematográficas produzidas sobre o período da ditadura militar.
Diretor: Henrique Dantas
Premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Traz Outro Amigo Também (Rio Grande do Sul)
Sinopse: Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo de infância, desaparecido há mais de cinqüenta anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de um homem? Esse é o dilema de um detetive particular que pede ajuda a crianças para resolver o assunto.
Diretor: Frederico Cabral
Premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes

Um Outro Ensaio (Rio de Janeiro)
Sinopse: Um casal apaixonado vê seus planos interrompidos quando Ela sofre um acidente e fica cega. Ambos lutam para se adaptarem a nova situação em suas vidas. Enquanto Ela tenta entender o mundo na escuridão Ele faz de tudo para cuidar da mulher que ama.
Diretor: Natara Ney
Premiado no Festival de Cinema de Gramado