UOL Entretenimento Cinema
 
21/06/2007 - 10h36

AFI escolhe "Cidadão Kane" como melhor filme da história

LOS ANGELES, 21 jun (AFP) - "Cidadão Kane" (1941), do diretor Orson Welles, foi apontado mais uma vez pelos críticos como o melhor filme da história, informou o American Film Institute, (AFI), que divulgou uma lista para comemorar os 10 anos da publicação da primeira relação de 100 melhores longas-metragens do cinema, publicada em 1997.

A história do magnata da imprensa Charles Foster Kane - escrita, dirigida e produzida por Welles aos 25 anos - superou na lista os também clássicos "O Poderoso Chefão" (1972), de Francis Ford Coppola, e outro clásico em preto e branco, "Casablanca" (1940).

A lista publicada pelo American Film Institute sobre os 100 melhores filmes de todos os tempos foi elaborada por um júri composto por 1.500 artistas, críticos e historiadores. "Cidadão Kane" já havia encabeçado a classificação em 1997.

As novidades entre os 10 primeiros colocados são o drama sobre boxe de Martin Scorsese "Touro Indomável", em quarto lugar, e "Um Corpo que Cai", de Alfred Hitchock, na nona colocação.

Os filmes que completam os 10 primeiros lugares são "Cantando na Chuva" (quinto), "E o Vento Levou" (sexto), "Lawrence da Arábia" (sétimo), "A Lista de Schindler" (oitavo) e "O Mágico de Oz" (décimo).

Filmes produzidos depois da divulgação da primeira lista há 10 anos entraram na relação de 2007, como "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel", de Peter Jackson.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host