UOL Entretenimento Cinema
 
29/03/2008 - 22h01

Música e cinema do Brasil inauguram o Festival de Toulouse

PARIS, 29 Mar 2008 (AFP) - Com batucada pelas ruas da cidade e a exibição de "Maré, nossa história de amor", de Lúcia Murat, prossegue neste sábado o Festival Encontros de Cinemas da América Latina de Touluse, inaugurado ontem, e que celebrará até 6 de abril seu 20º aniversário.

O cinema brasileiro tem espaço de honra nesta 20ª edição, que também homenageará a nova geração de atores latino-americanos.

No total, mais de 200 filmes figuram no programa, sete deles na mostra oficial competitiva, incluindo os brasileiros "O Grão" de Petrus Cariry e "Otávio e as letras" de Marcelo Masagão.

O júri que concederá o Grande Prêmio em 5 de abril é presidido pela cineasta chilena Carmen Castillo. A diretora brasileira Lina Chamie também integra o grupo.

Sete longas-metragens disputam o Prêmio Descoberta. Nove documentários e oito curtas-metragens completam as mostras competitivas.

O cinema brasileiro também será protagonista com a exibição em alta definição de "A pedra do reino", de Luiz Fernando Carvalho, diretor de "Lavoura Arcaica", e do legendário "Limite" de Mario Peixoto, filme de 1931 que permaneceu desaparecido durante anos e que foi restaurado graças à fundação World Cinema, criada por cineastas para salvar o patrimônio cinematográfico em perigo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host