UOL Entretenimento Cinema
 
15/10/2008 - 20h49

Bento XVI verá filme sobre João Paulo II em pré-estréia

CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI vai assistir na quinta-feira, no Vaticano, a exibição em pré-estréia do filme "Testemunho" - um longa-metragem sobre João Paulo II baseado no livro "Uma vida com Karol", do secretário particular do Papa polonês, Stanislaw Dziwisz, que também estará estreando na Polônia.

Assim, o Vaticano, pela primeira vez na história, abre suas portas a câmaras estrangeiras e a um ator hollywoodiano.

Segundo um prelado que viu o filme em projeção privada no Vaticano nesta terça-feira, o ex-secretário de João Paulo II revela um detalhe ainda desconhecido da tentativa de assassinato da qual foi objeto no santuário de Fátima (Portugal) em 13 de maio de 1982.

O cardeal Dziwisz conta que o sacerdote fundamentalista espanhol Juan Fernandez Khron que havia tentado matar o Papa com arma branca conseguiu tocá-lo levemente, informou o autor do livro à AFP. Este ferimento não chegou a ser divulgado na época.

Khron foi condenado a seis anos e meio de prisão por esta tentativa.

O filme, co-produzido pelo Vaticano e narrado pelo ator britânico Michael York, mistura documentos de época e cenas da vida íntima de João Paulo, como relatava o cardeal Dziwisz, que viveu por mais de 40 anos ao lado do Papa, antes e depois de ele se tornar chefe espiritual da Igreja católica.

A data de lançamento do filme nas versões inglesa, italiana e francesa ainda não foi divulgada.

O filme apresentado como um "documentário dramatizado" foi rodado em vários locais que marcaram a vida de João Paulo II, principalmente na Cracóvia e na sua cidade natal de Wadowice na Polônia.

"Testemunho" servirá "para não nos esquecermos de João Paulo II (...) que foi um pai para mim" declarou o cardeal Dziwisz, hoje arcebispo de Cracóvia, durante entrevista à imprensa nesta quarta-feira no Vaticano.

Seu livro, publicado em 2007 e traduzido em várias línguas, já vendeu mais de um milhão de exemplares na Polônia.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host