UOL Entretenimento Cinema
 
25/03/2010 - 17h45

Documentário brasileiro é premiado em Toulouse

  • 'Quebradeiras'', de Evaldo Mocarzel, mostra a cultura das quebradeiras de coco de babaçu

    'Quebradeiras'', de Evaldo Mocarzel, mostra a cultura das quebradeiras de coco de babaçu

O documentário brasileiro "Quebradeiras", sobre as mulheres que quebram coco na Amazônia brasileira, foi premiado nesta quinta-feira nos Encontros de Cinemas da América Latina, em Toulouse, celebrado nesta cidade do sul da França até 28 de março.

O filme, dirigido pelo cineasta Evaldo Mocarzel, competiu com outros dois documentários brasileiros: "Um Lugar ao Sol", de Gabriel Mascaro, sobre as elites sociais que vivem nos grandes prédios com vista para o mar no Rio de Janeiro; e "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, filme que presta homenagem ao irreverente grupo teatral dos anos 1970.

Também concorreram na categoria documentários "Flores en el Desierto", filme sobre a cultura 'huichol', do mexicano José Alvarez, e "Pecados de mi padre", de Nicolás Entel, que conta a história pessoal do filho do traficante de drogas Pablo Escobar.

"Vienen por el oro, vienen por todo", uma co-produção chileno-argentina de Chiristián Harbaruk e Pablo d'Alo Alba, também disputou o prêmio de melhor documentário do Festival de Toulouse.

Os Encontros do Cinema Latino-americano, abertos no fim de semana passado, com "Estômago", do brasileiro Marcos Jorge, se encerrarão no sábado com o filme argentino "El secreto de sus ojos", dirigido por Juan José Campanella e protagonizado por Ricardo Darín e Soledad Villamil, que ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host