UOL Entretenimento Cinema
 
15/10/2010 - 18h18

Uruguai e Brasil: 300 mil dólares anuais para coproduções no cinema

  • O filme O Banheiro do Papa é um exemplo de coprodução entre Brasil e Uruguai

    O filme "O Banheiro do Papa" é um exemplo de coprodução entre Brasil e Uruguai

MONTEVIDÉU, Uruguai -O Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai (ICAU) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), do Brasil, destinarão 300 mil dólares anuais para a realização de duas produções conjuntas, após a assinatura nesta sexta-feira de um protocolo de cooperação entre os dois países.

Segundo o acordo assinado em Montevidéu, o objetivo é favorecer a expansão do número de filmes em coprodução entre os dois países e aumentar a presença de obras cinematográficas uruguaias e brasileiras nos dois mercados, como parte das medidas que buscam estimular o desenvolvimento de uma indústria cinematográfica dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

De acordo com Manoel Rangel, diretor da Ancine, o objetivo do acordo é "construir um espaço diferente, de cooperação, de soberania, a partir de um ponto de vista da fraternidade".

"Este processo de integração sul-americana é um processo de integração vital para a manutenção de nossa cultura, da possibilidade de ter uma voz diferente das vozes dos países dominantes", afirmou. "E nós estamos convencidos de que manter olhares diferentes (...) é uma contribuição indispensável ao processo de desenvolvimento da humanidade".

"A balança de troca audiovisual entre nossos países está sendo deficitária", destacou, por sua vez, Martín Papich, diretor do ICAU. "Se observarmos os últimos 20-25 anos dos audiovisuais no Uruguai, apenas 5% do total foram feitos em coprodução com o Brasil".

"Por isso a importância deste acordo, que certamente não vai modificar a realidade, mas vai gerar um sinal de que estamos indo nessa direção", garantiu.

Os institutos darão apoio financeiro a projetos de longa-metragens de ficção, documentários e animações destinados a serem exibidos em salas de cinema.

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host