UOL Entretenimento Cinema
 
24/04/2008 - 17h42

Filme israelense abrirá semana da Crítica em Cannes

Da Ansa
PARIS, 24 ABR - O 61º Festival de Cannes, que se realizará entre 14 e 23 de maio, terá como filme de abertura na Semana da Crítica o israelense "Les Sept Jours", dirigido por Ronit e Shlomi Elkabetz, e será encerrado pelo mexicano "La Zona", de Rodrigo Plà, filme premiado no Festival de Veneza no ano passado.

Apesar de não ter nenhum filme presente na Semana da Crítica, que se realiza paralelamente ao Festival de Cannes, a Itália teve uma boa produção em 2008, segundo declarou hoje em Paris Jean-Christophe Berjon, organizador da mostra.

"Este é um grande ano para o cinema italiano, como testemunha a seleção de Cannes", disse Berjon, acrescentando que quatro filmes italianos em particular lhe chamaram muito a atenção, mas não foram incluídos na mostra porque "não se podia apresentar dignamente nenhum deles".

Berjon citou o filme "Forse Dio è Malato" (Talvez Deus Esteja Doente), de Franco Brogi Taviani, inspirado no livro homônimo de Walter Veltroni, que disputou o cargo de primeiro-ministro com Silvio Berlusconi, e tem a África como cenário.

Para Berjon, a Europa como um todo teve um ano produtivo no cinema. "Fomos atingidos pela força e pela diversidade do jovem cinema europeu", disse ele, citando como exemplos a Grã-Bretanha, a Alemanha, Escandinávia e o Leste Europeu.

Veja tamb�m

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host