UOL Entretenimento Cinema
 
25/08/2008 - 14h24

'Volare' faz 50 anos e Modugno é homenageado em Veneza

BARI, 25 AGO - O cantor italiano Domenico Modugno, que ganhou fama mundial com a canção "Volare", será homenageado no 65º Festival de Cinema de Veneza com a projeção de dois filmes estrelados por ele: "Nel blu dipinto di blu" (1959) e "Tutto è musica" (1963).

Cantor e compositor de grande sucesso na década de 50, Modugno também participou da realização de diversos filmes. Em 2008, faria 80 anos de idade e a canção "Nel blu dipinto di blu", que ficou conhecida como "Volare", completa 50 anos de existência.

Em "Nel blu dipinto di blu", Modugno interpreta o protagonista de um triângulo amoroso, do qual também faz parte Vittorio De Sica, diretor do clássico "Ladrões de Bicicleta", que também terá uma sessão especial no festival . O filme marca o período de maior sucesso do cantor, que no ano anterior havia recebido dois Grammys de melhor disco e melhor canção de 1958.

Autobiográfico, "Tutto è musica" é o único filme escrito, dirigido e estrelado por Modugno, que criou um roteiro inspirado em suas próprias canções.

A exibição dos filmes vai acontecer na abertura do festival, em 27 de agosto, e entre os convidados estão o prefeito da cidade de Polignano al Mare, onde Modugno nasceu, Angelo Bovino, a viúva do cantor, Franca Gandolfi Modugno, e o letrista Franco Migliacci, parceiro de Modugno em muitas composições, como "Volare".

Veja tamb�m

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host