UOL Entretenimento Cinema
 
26/08/2008 - 14h35

Abbas Kiarostami e Juliette Binoche voltarão a trabalhar juntos em "Certified Copy"

Da Ansa
VENEZA, 26 AGO - A parceria entre o renomado diretor iraniano Abbas Kiarostami e a atriz francesa Juliette Binoche, iniciada com "Shirin", que será apresentado fora de competição na 65ª Mostra de Cinema de Veneza, será repetida em "Certified Copy".

Esse projeto já havia sido anunciado há mais de um ano, mas devido a problemas na produção, as filmagens foram canceladas. Kiarostami enfrentou dificuldades para escolher o protagonista masculino - o diretor queria um nome hollywoodiano, mas restrições no orçamento impediram que isso acontecesse -, além de conflitos na agenda dos dois artistas.

"Certified Copy", que deve ficar pronto em 2009, narra a história de amor entre um escritor inglês de meia idade e a proprietária de uma galeria de arte francesa (papel de Binoche) na Toscana italiana.

Já "Shirin" se embrenha por outros caminhos. Inspirado no curta-metragem que dirigiu para "Chacun son Cinema" (filme coletivo de 2007 que contou com a participação do brasileiro Walter Salles), Kiarostami reuniu mais de cem iranianas e a estrela francesa para assistirem à representação teatral de um poema persa do século XII.

A história é contada através dos olhares e das expressões das mulheres que vêem o espetáculo, um triângulo amoroso que termina de forma trágica.

"As protagonistas do filme são 110 mulheres de oito a 80 anos", explicou Kiarostami ao San Francisco Chronicle. No elenco, além de Binoche, grandes atrizes do Irã, como Niki Karimi e Mahnaz Afshar.

A parceria de Binoche e Kiarostami foi seguida com certa polêmica no Irã, onde o deputado Jalal Yahyazadeh, membro da comissão da cultura do país, declarou que "a participação de atores estrangeiros em produções conjuntas trarão a destruição cultural, porque se tornarão modelos para a juventude iraniana".

Veja tamb�m

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host