UOL Entretenimento Cinema
 
29/08/2008 - 12h14

Tribunal de Milão proíbe exibição de parte de filme sobre amante de Puccini

Da Ansa
Veneza, 29 AGO - "Puccini e la Fanciulla" poderá ser exibido hoje sem problemas no Festival Internacional de Cinema de Veneza, afirmou hoje o diretor Paolo Benvenuti, imediatamente após ser divulgada a sentença do juiz do Tribunal de Milão, emitida na última terça-feira, segundo a qual a projeção de uma parte do filme está proibida.

"A cena incriminada, ou seja, aquela da leitura da correspondência entre o maestro e a amante Giulia Manfredi não existe no filme, nunca existiu", disse Benvenuti. "Portanto o filme pode ser exibido sem problemas".

A decisão do juiz de Milão foi motivada por um pedido de Simonetta Puccini, herdeira do músico, que há anos move uma "guerra" contra o filme, através de denúncias e abaixo-assinados.

O pedido da herdeira se baseia na afirmação de que, em uma cena do filme, são lidas correspondências pelo maestro para sua amante, fato que o diretor nega

"No filme não utilizamos cartas desse tipo, como também saberia a senhorita Puccini se tivesse lido o roteiro do filme", frisou Benvenuti. "Agora nós é que faremos uma denúncia contra essa senhora, que nos acusa de coisas que não existem", acrescentou o diretor.

A multa estipulada pelo juiz é de 50 mil euros por exibição.

O filme de Benvenutti conta a história de Doria Manfredi, uma moça que trabalhava na casa de Puccini e que se suicidou por causa dos maus tratos e dos ciúmes da esposa de Puccini, Elvira, que suspeitava de uma relação entre os dois.

Segundo a trama, o compositor teria tido uma relação extraconjugal com a prima de Daria, Giulia Manfredi, e o fruto dessa relação, Antonio Manfredi, nunca teria conhecido seu pai. O homem teve uma filha, Nadia Manfredi, que atualmente vive em Pisa.

Durante a produção, o diretor do filme entrou em contato com Nadia e recuperou documentos que comprovam sua versão. Se confirmado o parentesco, ela também poderia se tornar herdeira de Puccini.

Veja tamb�m

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host