UOL Entretenimento Cinema
 
01/09/2008 - 12h36

Festival de Veneza confirma projeção de curta vietnamita censurado

Da Ansa
ROMA, 1 SET - Apesar da proibição do governo do Vietnã para qualquer tipo de exibição internacional, o curta "When I'm 20", do diretor franco-vietnamita Phan Dang Di, será apresentado no Festival de Cinema de Veneza nessa próxima quarta-feira, dia 3 de setembro.

Para a projeção do filme, que concorre dentro da seção Corto Cortissimo, será utilizado o DVD que havia sido recebido pela organização do Festival na fase de pré-seleção.

"A 65ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza decidiu não excluir o filme da competição, acreditando que deve garantir e difundir qualquer espaço de liberdade de expressão", explicou a organização do Festival em nota.

O filme de Phan Dang Di, primeiro curta vietnamita em competição no Festival, havia sido bloqueado pela censura de seu país por "não estar de acordo com a cultura tradicional do Vietnã".

Segundo explicou Nguyen Van Tan, chefe do organismo governamental Vietnam Cinema Association, "When I'm 20" tem um conteúdo delicado e que, apesar de algumas cenas particularmente fortes terem sido cortadas, a agência de Cinema vietnamita permitiu apenas "a projeção interna, com intuito de troca e pesquisa, mas não em grandes eventos, nem no Vietnã nem no exterior".

"Este filme pertence ao grupo de filmes experimentais voltados para a análise, discussão e pesquisa entre os especialistas e não à grande distribuição, pois sua temática delicada poderia ter um impacto negativo na sociedade", argumentou Van Tan.

Veja tamb�m

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host