UOL Entretenimento Cinema
 
22/10/2008 - 12h44

Brasil assina novo acordo cinematográfico com Itália

Da Ansa

ROMA, 22 OUT - O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, assina hoje, na sede do Ministério dos Bens Culturais da Itália, em Roma, o acordo de co-produção cinematográfica Brasil/Itália, além de participar da abertura do Festival Focus Brasile, junto do ministro da Cultura italiano, Sandro Bondi.


O acordo possui duas novidades com relação ao anterior de 1970: ao invés do clássico 70-30%, foi determinada uma participação mínima de 20% para qualquer um dos países, ou seja, a contribuição dos co-produtores não pode ser inferior a 20% nem superior a 80% do valor total da produção.


As obras realizadas com esta cobertura são consideradas como filmes nacionais em ambos os países. A parceria cinematográfica entre Brasil e Itália foi reativada nos últimos anos com duas produções: "Estômago" (2007), do diretor brasileiro Marcos Jorge, vencedor do Raindance Festival no Reino Unido, e "Terra Vermelha", do diretor italiano Marco Bechis, que abriu na última semana a 32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.


A Itália tem também grande interesse em aprofundar o conhecimento sobre os chamados "Pontos de Cultura", prioritário no Programa Cultura Viva, que partem do pressuposto que todo cidadão não apenas tem o direito de usufruir da cultura, como também de produzí-la.


Estão sendo criados no Brasil locais que permitem o acesso a equipamentos técnicos e informações sobre produção artística. Atualmente existem 800 Pontos de Cultura espalhados pelo país.

Veja tamb�m

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host