UOL Entretenimento Cinema
 
08/10/2009 - 23h16

Steven Spileberg recebe honraria do ex-presidente americano Bill Clinton

FILADÉLFIA, EUA - O premiado cineasta Steven Spielberg, reconhecido por suas realizações artísticas, foi homenageado com a Medalha da Liberdade, na quarta, por sua compaixão e trabalho humanitário.

O ex-presidente Bill Clinton entregou a medalha a Spielberg no National Constitution Center, que apresenta exposições históricas centradas na Constituição americana e concede o prêmio anunal àqueles cujas ações representam os princípios fundadores dos Estados Unidos.

"Hoje, homenageamos um homem que sempre teve a capacidade de contar uma história simples e torná-la assustadora, de contar uma história simples e torná-la interessante e de contar uma história simples e fazê-la nos lembrar da nossa grandeza", disse Clinton.

Os filmes de Spielberg incluem o drama sobre o Holocausto "A Lista de Schindler" e o épico da 2ª Guerra "O Resgate do Soldado Ryan", que lhe valeram prêmios da Academia.

"Arte é e deve incentivar os emprendimentos humanos que contribuem para a construção de sociedades boas e livres", disse Spielberg, cujos projetos incluem "Amistad", sobre o motim em um navio negreiro, e a série da HBO "Band of Brothers", sobre uma companhia de soldados durante a 2ª Guerra Mundial.

Spielberg, que ganhou prêmios Oscar de melhor direção e melhor filme por "A Lista de Schindler" e de melhor direção por "O Resgate do Soldado Ryan" vai doar o prêmio em dinheiro de 100 mil dólares da Medalha da Liberdade para a organização The Survivors of The Shoah Visual History Foundation, que faz parte da Universidade do Sul da Califórnia desde 2006 e reúne 52 mil testemunhos em vídeo de sobreviventes do Holocausto.

A medalha foi instituída em 1988. Os primeiros vencedores incluem o cantor de rock e ativista dos direitos humanos Bono, o ex-presidente aul-africano Nelson mandela e o ex-presidente americano Jimmy carter.

Veja tamb�m

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host