Topo

Indústria manifesta pesar pelo massacre em cinema em estreia do novo filme do Batman

Ao menos 12 pessoas morrem durante tiroteio ocorrido numa sessão de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", no Colorado - Ed Andrieski/AP
Ao menos 12 pessoas morrem durante tiroteio ocorrido numa sessão de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", no Colorado Imagem: Ed Andrieski/AP

20/07/2012 16h20

Estúdios, profissionais distribuidoras e redes de cinema manifestaram os seus pesares depois do massacre em um cinema em Aurora, no estado americano do Colorado, durante a estreia de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.

A Cinema Holdings, cadeia dona do cinema na qual o tiroteio aconteceu, disse que está trabalhando com as autoridades. “Nossos pensamentos e preces ficam com as vítimas, suas famílias e amigos, assim como nossos funcionários e a comunidade da cidade de Aurora”, falou um representante da companhia.

A Associação Nacional de Cinemas divulgou uma nota afirmando que a instituição oferece “seus corações e preces” para as vítimas. “A segurança dos visitantes é e continuará sendo a prioridade para os donos de cinema”.

“Nós dividimos o choque e a tristeza com o restante da comunidade cinematográfica ao saber desse terrível evento”, disse Chris Dodd, diretor e CEO da instituição. A Associação Nacional de Cinemas também afirma estar trabalhando para rever suas medidas de segurança.

O cineasta Michael Moore, diretor do documentário “Tiros em Columbine”, disse estar “muito triste com a tragédia, tendo passado tanto tempo na região de Aurora, Denver e Littleton ao longo dos anos”. 

“Eu temo que antropólogos e historiadores olhem um dia para a nossa sociedade e digam que somos uma nação violenta, tanto no exterior quanto em casa. Eu acho que com o tempo a decência humana vai vencer e a violência parar, mas não antes de que muitos, muitos mais morram”, falou Moore.

O compositor da trilha sonora de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, Hans Zimmer, falou que está “devastado” com a notícia. “De repente as palavras perdem sua força e se tornam sem sentido. ‘Devastado’ acho que é a palavra mais próxima”.

“Você sabe, palavras de conforto são boas, mas eu acho que está na hora das duas pessoas que querem ser presidente dos EUA se posicionarem e dizerem o que vão fazer sobre isso, porque obviamente existe um problema em nosso país”, criticou o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em referência à eleição deste ano.

Cinemas dos EUA mantiveram as sessões de sexta conforme planejado, mas alguns estão intensificando a segurança. O comissário da polícia de Nova York Raymond Kelly disse que a cidade receberá segurança adicional nos cinemas que passam “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” como precaução.

"Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge" estreia no Brasil no dia 27 de julho.