UOL Entretenimento Cinema
 
20/05/2005 - 10h35

Hollywood invade maior feira de games do mundo


Por Rocío Ayuso

Los Angeles, 20 mai (EFE).- Hollywood marcou presença na E3, a maior convenção mundial do entretenimento eletrônico, com video games baseados em filmes, como os da saga "Star Wars", que estão entre os mais procurados.

Um passeio pelos pavilhões desta edição da convenção, que foi aberta na última quarta-feira e da qual participam mais de 400 empresas do setor, lembra a entrada de qualquer cinema.

Há anúncios de títulos populares como "Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith", "Quarteto Fantástico", "Batman Begins", "A Fantástica Fábrica de Chocolates" e "Madagascar".

O mesmo acontece na lista publicada pela revista Variety com os jogos mais procurados pelo público.

Entre eles estão "O Poderoso Chefão", com as vozes de Marlon Brando, James Caan e Robert Duvall; "King Kong", realizado sob a supervisão de Peter Jackson, diretor do filme de mesmo nome, e "Star Wars: Battlefront II", inspirado na saga galáctica de George Lucas.

A apresentação destes jogos no E3 é um adiantamento das versões que serão lançadas na segunda metade do ano para os principais consoles.

A televisão também é campo de inspiração para o video game. A companhia japonesa Sammy Studios aproveitou sua passagem pela convenção para apresentar seu jogo "The Shield", baseado na série policial de mesmo título.

No caso da 2K Games, a empresa anunciou o lançamento no meio do ano do game "24", baseado na popular série "24 Horas", com Kieffer Sutherland como protagonista.

O interesse de Hollywood neste setor aumentou no último ano devido ao peso cada vez maior desta indústria, que vendeu 20,2 milhões de games em 2004.

Em algumas ocasiões, como é o caso do jogo "The Matrix: Path of Neo", a fusão das duas indústrias é um pouco mais pessoal.

"Os irmãos Larry e Andy Wachowski (diretores da trilogia cinematográfica "Matrix") são jogadores apaixonados que gostam de levar o jogo até o fim", declarou à imprensa Dave Perry, presidente da companhia Shiny.

Por isso, estão alternando seu trabalho de adaptação para o cinema da história em quadrinhos "V for Vendetta" com sua montagem do video game "The Matrix: Path of Neo", no qual incluirão imagens de sua trilogia cinematográfica.

Alguns atores expressaram sua satisfação diante desta nova vida para seus personagens, movidos agora pelos controles dos jogadores.

Segundo David DeMartini, produtor de "O Poderoso Chefão" em sua versão para game, o projeto teve a aprovação de Brando.

Outros veteranos do cinema, como Clint Eastwood e Sean Connery, também emprestaram suas vozes para video games de clássicos como "Dirty Harry" ou "From Russia with Love", respectivamente.

Al Pacino não participou de "O Poderoso Chefão", mas permitiu que fossem usadas imagens parecidas com ele e aprovou a voz escolhida para seu papel em "Scarface".

Outros artistas não estão tão convencidos e, na quarta-feira, um grupo de 75 membros do Sindicato de Atores fez uma manifestação em frente ao E3 para reclamar melhores condições em seus acordos com a indústria de games.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host