UOL Entretenimento Cinema
 
10/07/2008 - 21h57

Filme sobre Che Guevara pode não ser exibido no Festival de Havana

Havana, 10 jul (EFE).- O presidente do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana, Alfredo Guevara, disse hoje que o filme do diretor americano Steven Soderberg sobre a vida de Ernesto Che Guevara não será exibido no evento em dezembro "se tiver um ataque" contra o líder cubano Fidel Castro.

No festival, o diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos receberá o Coral de honra, um prêmio que foi entregue a figuras como o ator Jack Lemon, e os escritores Gabriel García Márquez e Jorge Amado.

O fundador e primeiro presidente do Instituto da Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) disse que ainda não viu o filme de Soderberg sobre o guerrilheiro, mas disse que "a notícia" que tem é que a obra "deforma" sua relação com o líder cubano Fidel Castro.

"Se tem um ataque a Fidel, não vem. E se não tiver, não me importa então", disse Guevara em entrevista coletiva em Havana por ocasião da 30ª edição do festival de cinema internacional, um dos mais importantes da América Latina, que acontecerá de 2 a 12 de dezembro.

O filme "Che" estreou em maio no Festival de Cannes, e seu protagonista, o ator Benicio del Toro, ganhou o prêmio de melhor ator interpretando o mítico revolucionário.

"Não aceitarei jamais a deformação da história nem serei cúmplice disso", afirmou o intelectual cubano, e esclareceu que as obras "que deformam as relações fraternas entre duas grandes personalidades da história e das revoluções, só para vender, já que não têm o apoio do Festival".

Ele reconheceu que um diretor tão importante como Soderberg pode ter se confundido com tantas fontes de informação, ao tempo que ressaltou o documentário sobre o Che do argentino Tristán Bauer, ainda sem estrear, como uma obra "definitiva".

"Realmente restitui para as novas gerações (...) uma imagem do 'Che', complexa e fascinante, que corresponde à verdade", acrescentou.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host