01/06/2011 - 19h21

Vida do primeiro jogador de beisebol profissional negro vai para o cinema

  • Jackie Robinson discursa durante jantar de caridade em Nova York (16/03/2009)

    Jackie Robinson discursa durante jantar de caridade em Nova York (16/03/2009)

LOS ANGELES, EUA - O estúdio Legendary Pictures desenvolverá e produzirá um filme sobre a vida do ex-jogador de beisebol Jackie Robinson, informou nesta quarta-feira o site da revista especializada "Variety".

O longa, que contará com a direção e o roteiro de Brian Helgeland, contará com a ajuda da viúva do atleta para garantir que a trama recrie todos os detalhes com autenticidade.

Robinson foi o primeiro jogador de beisebol negro que conseguiu entrar nas principais Ligas dos Estados Unidos, em 1947. O americano acabou com o racismo em um meio que não permitia que os afro-descendentes jogassem nas ligas profissionais e estreou com os Dodgers de Brooklyn, time que lhe rendeu o prêmio "Novato do Ano". Ele também disputou seis Séries Mundiais antes de anunciar sua aposentadoria, em 1956.

"Estamos profundamente honrados e agradecidos por poder levar a vida de Jackie aos espectadores de todo o mundo", disse Thomas Tull, presidente da Legendary Pictures. "O legado que deixou sobre a história, a sociedade e o beisebol é algo que nunca será esquecido, e estamos contentes de contar esta impressionante história sobre um herói americano", acrescentou.

O número 42 de Robinson é o único aposentado pela Liga Nacional do beisebol americano.

"Como cineasta, há poucas oportunidades que permitem compartilhar uma história verídica com a audiência, especialmente quando se trata de uma tão poderosa e inspiradora como a de Robinson", declarou Helgeland, diretor de "O Troco" (1999). O projeto do filme chegou a passar pelas mãos do ator e cineasta Robert Redford, como ele mesmo afirmou à Agência Efe em março de 2009.