11/06/2011 - 17:59 - Atualizado em: 11/06/2011 - 22:16

Estrelas de Hollywood marcam presença no Festival de Cinema de Xangai

Philippe Lopez/AFP News-image

A atriz Susan Sarandon passa pelo tapete vermelho da cerimônia de abertura do 14º Shanghai International Film Festival (SIFF) em Xangai, China (11/06/2011)

Xangai (China) - A 14ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai, começou neste sábado embaixo de chuva, mas com todo o glamour em seu tapete vermelho representado por estrelas de Hollywood como Matt Dillon, Mischa Barton, Susan Sarandon e a espanhola Paz Vega.

Paz disse neste sábado à Agência Efe ser "uma honra" fazer parte do júri do festival oriental, presidido este ano pelo diretor americano Barry Levinson.

Além de Levinson, o roteirista britânico Christopher Hampton, o diretor japonês Yoichi Sai, o realizador francês de origem vietnamita Tran Anh Hung, o diretor chinês Wang Quan'an e a atriz chinesa Zhang Jingchu também fazer parte do júri.

Os anfitriões brincaram com Matt Dillon, e pediram para o americano repetir uma frase em mandarim: "Xangai Guoji Dianying Jie, wo laile!" ("Festival Internacional de Cinema de xangai, já estou aqui!").

Já Rupert Murdoch, dono dos estúdios Fox, compareceu ao evento para promover o filme produzido por sua esposa, Wendi Deng, de origem chinesa, e quase tropeçou no tapete vermelho.

Entre os indicados desta edição se destacam o longa argentino "El Túnel de los Huesos", de Nacho Garassino, e a produção britânico-hispano-argentina "There Be Dragons", do diretor britânico Roland Joffé, ganhador da Palma de Ouro em Cannes por "A Missão" (1986).

A língua portuguesa também está representada na competição com "E Tempo Passa", do veterano diretor luso Alberto Seixas Santos.