UOL Entretenimento Cinema
 
10/08/2011 - 17h41

Filmes argentinos marcam presença na estreia do Festival de Cinema Latinbeat

  • O ator Javier Drolas em cena do longa argentino Medianeras

    O ator Javier Drolas em cena do longa argentino "Medianeras"

Nova York, 10 ago (EFE).- O Festival de Cinema Latinbeat de Nova York apresentará a partir desta quarta-feira 23 filmes em diversos gêneros de 11 países da América Latina, entre os que se destaca a Argentina, além de produções da França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

A Argentina marca presença com seis títulos na 12ª edição do festival de cinema latino-americano, o certame mais antigo e pioneiro neste estilo realizado em Manhattan.

O evento vai estrear com "Medianeiras", de Gustavo Taretto, e conta com "Sin Retorno", de Marcelo Cohan; "Cerro Bayo", de Victoria Galardi; "Querida, voy a comprar cigarrillos y vuelvo", de Mariano Cohn e Gastón Duprat; "El Agua del Fin del Mundo", de Paula Siero, realizados em 2010 e 2011, e "Expedición Argentina Stoessel: Raid Buenos Aires-Nueva York-1928", Adan e Andrés Stoessel.

O Festival, que vai encerrar no dia 24 de agosto, terá também títulos de países que tiveram pouca presença anteriormente, como Bolívia, República Dominicana, Guatemala, Uruguai e Venezuela.

Entre os filmes que serão apresentados pela primeira vez nos Estados Unidos estarão o brasileiro "As Melhores Coisas do Mundo", de Lais Bodanzky; "Che, un Hombre Nuevo", de Tristán Bauer; "Querida, voy a comprar cigarrillos y vuelvo", e "El Varal", de Marta Ferrer.

A lista inclui a produção cubana "Larga Distancia", de Esteban Insausti, "considerado um dos diretores mais proeminentes do movimento vanguardista" desse país, segundo a Sociedade Cinematográfica do Lincoln Center, organizadora do evento.

O filme explora o impacto emocional do êxodo de cubanos rumo aos EUA nos últimos anos, se baseando na história de uma mulher solteira que tenta superar a perda de seus amigos.

"O Festival de Cinema Latinbeat deste ano apresenta uma impressionante variedade de filmes, tanto comerciais como independentes, que estão surgindo na América Latina atualmente", assinalou a entidade.

Veja tamb�m

Carregando...

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host