UOL Entretenimento Cinema
 
Arte UOL

Festival de Veneza 2011

68ª edição - De 31 de agosto a 10 de setembro

07/09/2011 - 12h55 / Atualizada 07/09/2011 - 13h37

Cuba se destaca em Festival de Veneza com documentário pró-Fidel Castro

Veneza (Itália), 7 set (EFE).- Cuba entrou em cena no 68º Festival Internacional de Cinema de Veneza com a apresentação do documentário italiano "Cuba na era Obama", que analisa a situação atual na ilha caribenha do ponto de vista dos partidários do regime de Fidel Castro.

O conteúdo tem pouco a ver com o que pode sugerir seu título e trata superficialmente das mínimas mudanças que, segundo Minà, aconteceram nas relações entre Washington e Havana após a chegada ao poder do presidente Barack Obama.

O documentário é obra do jornalista televisivo italiano Gianni Minà e está dividido em duas partes de duas horas cada. Veja um trecho de "Cuba na era Obama":


O filme inicialmente aborda a história dos últimos anos da ilha e a vigência do tipo de Estado proposto pela revolução liderada por Fidel Castro para depois se focar nos jovens, cubanos e de outras nacionalidades latino-americanas, que estudam nos centros acadêmicos do país.

Entre os temas analisados está também o Campo de Detenção de Guantánamo, exibindo o testemunho de um dos três cubanos que ainda trabalham para o Governo de Washington no local e dos jovens que realizam o serviço militar de Cuba vigiando a fronteira com a base americana.

O documentário conta, além disso, com o testemunho de destacados personagens da ilha, como o ministro da Cultura de Cuba, Abel Prieto, e a diretora do Balé Nacional de Cuba, Alicia Alonso.

Veja mais

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

Hospedagem: UOL Host