19/12/2011 - 13h51

Comédia social francesa arrasa nas bilheterias e alcança 14 milhões de espectadores

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Paris, 19 dez (EFE).- Sete semanas depois de sua estreia, a comédia social "Les Intouchables", que aborda a divertida relação de um multimilionário tetraplégico com gostos refinados e seu peculiar enfermeiro, se transformou no quarto filme com mais bilheteira da história do cinema francês ao alcançar 14 milhões de espectadores.

Interpretada por François Cluzet e pelo cômico Omar Sy, a comédia lidera de forma absoluta a bilheteria deste ano na França, arrecadando mais de US$ 27 milhões.

Escrito e dirigido por Olivier Nakache e Eric Toledano, o filme superou no final de novembro os 8 milhões de espectadores de "Rien à Déclarer", de Dany Boon, que, até o momento, era o mais visto do ano nos cinemas da França.

Baseado em fatos reais, o filme aborda a relação de Philippe Pozzo, um rico empresário que ficou tetraplégico após um acidente de parapente, e seu enfermeiro Driss, um ex-presidiário da periferia da capital francesa.

Para surpresa dos próprios produtores, o longa-metragem, que estreou no último dia 2 de novembro, já se aproxima do mesmo número de espectadores alcançado pelo "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra" (2002), que foi assistido por 14,5 milhões.

A comédia "Les Intouchables" também se encontra atrás do histórico filme "A Grande Escapada" (1966) e de "A Riviera Não É Aqui" (2008), que acumulam mais de 17 e 20 milhões de espectadores, respectivamente.

Graças ao grande êxito, os atores também multiplicaram seus salários, já que o contrato firmado previa que os atores iriam embolsar 10 centavos por cada entrada.

"Les Intouchables" é inspirado na história real de Pozzo Di Borgo, que em 2001 relatou seu testemunho no livro "Second Souffle".

Todo dinheiro arrecado com a venda dos direitos autorais de sua história para o cinema, cerca de US$ 650 mil, foram doados para uma associação de ajuda aos deficientes físicos.

O êxito do filme na França também já despertou o interesse de produtores estrangeiros, que fecharam contratos no valor de 3,8 milhões de euros para obter os direitos de difusão do longa-metragem em outros países.

Veja o trailer do filme: