UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

26/04/2007 - 16h51
Semana da Crítica de Cannes mostrará três produções brasileiras

Divulgação

Cena de A Via Láctea, dirigido por Lina Chamie

Cena de A Via Láctea, dirigido por Lina Chamie

Por María Carmona
PARIS, 26 Abr (AFP) - A Semana Internacional da Crítica (de 17 a 25 de maio) do Festival de Cannes deste ano contará com a participação de um longa e dois curtas-metragens brasileiros. Os filmes integrarão uma seleção de produções da América Latina.

Os representantes brasileiros são o longa "A Via Láctea", de Lina Chamie, e os curtas "Um Ramo", de Juliana Rojas e Marco Dutra, e "Saliva", de Esmir Filho.

Mostra paralela do Festival de Cannes, a Semana da Crítica tem como "embaixador" de sua 46ª edição o ator mexicano Gael García Bernal.

No entanto, "o tom latino-americano da programação da Semana neste ano não se deve ao convite a Gael para ser embaixador", mas o contrário, declarou à AFP Jean-Christophe Berjon, delegado geral da Semana, pouco após o anúncio da seleção.

"A Semana escolhe seus filmes mediante um comitê em que todos os membros têm o mesmo peso. Eu não decido sozinho. E neste ano a primeira escolha de cada um deles continha vários filmes latinos. Para ser honesto, poderíamos ter feito uma seleção exclusivamente latina", porque o "cinema jovem na América Latina está em plena ebulição" e a qualidade das obras recebidas "nos deixou surpresos e convencidos".

"Uma vez que vimos que a edição seria latina, a proposta de Gael como embaixador ficou mais forte", acrescentou.

"Déficit", primeiro filme dirigido por Gael García Bernal, faz parte da homenagem ao ator mexicano.

Diante da qualidade do cinema latino-americano, "pode parecer paradoxal que na seleção oficial no concurso do Festival de Cannes só tenha um único filme da região ("Luz Silenciosa", do mexicano Carlos Reygadas), mas a contradição é só aparente", afirmou Berjon, que mencionou problemas de calendário dos cineastas confirmados após uma forte presença no ano passado.

"Quanto aos diretores jovens, a Semana lhes fornece um espaço ideal para que se conheçam. Nós acreditamos que temos aqui uma geração que tem algo a dizer", comentou.

Berjon falou com entusiasmo de cada um dos filmes selecionados, em que o tema da identidade é recorrente.

"A Via Láctea", da brasileira Lina Chamié, é um filme "totalmente diferente de qualquer outro", um "fogo de artifício cinematográfico que pode desconcertar o espectador, mas também entusiasmá-lo".

"Párpados Azules", do mexicano Ernesto Contreras, é um "filme desesperado sobre a identidade de pessoas que se sentem mal, mas não é uma obra dura e sim agridoce".

"XXY", da argentina Lucía Puenzo, trata "de um caso clínico narrado de forma original e novelesca". Mas, "em outro nível, é uma parábola magnífica sobre a identidade no momento de passagem para a idade adulta".

"O Assaltante", do argentino Pablo Fendrik, um "exercício de estilo impressionante, mas não gratuito", em que o espectador "é apanhado pelo personagem", foi um verdadeiro "impacto" para os selecionadores.

"Malos Hábitos", do mexicano Simón Bross, é um filme "brilhante e singular".

A presença latino-americana na Semana se completa com os dois curtas brasileiros: "Um Ramo", de Juliana Rojas e Marco Dutra, e "Saliva", de Esmir Filho.

O delegado geral da Semana elogiou dois filmes espanhóis da seleção: "El Orfanato", de Juan Antonio Bayona, e "Yo", de Rafa Cortés.

Com duas exceções, todas as obras selecionadas este ano são trabalhos de iniciantes, o que confirma a vocação para descobrir novos talentos da Semana da Crítica, a sessão paralela mais antiga do Festival de Cannes.

Entre os diretores que a Semana revelou estão o mexicano Alejandro González Iñárritu, com o filme "Amores Brutos", com García Bernal como protagonista, selecionado e premiado em 2000.

Muitos outros diretores hoje considerados grandes cineastas foram descobertos nesta mostra, entre eles Bernardo Bertolucci, Barbet Schroeder, Ken Loach, François Ozon e Wong Kar Wai.
Mais
Criador de "Tapa na Pantera" tenta segundo prêmio em Cannes
Opine
Veteranos e novos talentos no Festival de Cannes
Seleção completa da Semana da Crítica do Festival de Cannes


04/05/2007
03/05/2007
02/05/2007
30/04/2007
27/04/2007
26/04/2007
25/04/2007
20/04/2007
19/04/2007