UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

04/08/2008 - 09h00
"The Clone Wars" antecipa no cinema a série homônima que vai estrear na TV em outubro

ANDRÉ GORDIRRO
Colaboração para o UOL

O futuro de "Star Wars" está em seu passado, literalmente. Em eventos ocorridos entre os episódios II ("Ataque dos Clones", 2002) e III ("A Vingança dos Sith", 2005), período em que ocorreram as “guerras clônicas” – ou Clone Wars, como manda a lei da globalização de marcas (afinal, "Guerra nas Estrelas" há muito tempo virou apenas "Star Wars").

Mas voltar no tempo para desvendar fatos pretéritos não é novidade para George Lucas, que começou a saga pelos capítulos finais nos anos 70 e 80, e retomou a aventura nas décadas de 90 e 2000. "The Clone Wars" conta as peripécias dos jedis Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi contra as forças dos malignos Conde Dookan, Asajj Ventress e General Griveous. É o segundo projeto de animação com o mesmo nome.

Divulgação
"Clone Wars" é o segundo projeto de animação com o mesmo nome; anteriormente foram exibidos mini-episódios na TV
IMAGENS DO FILME
ASSISTA AO TRAILER
VEJA TRECHOS DA ANIMAÇÃO
O RETORNO DOS CLONES
ESPECIAL "STAR WARS" EM UOL JOVEM
ESPECIAL "STAR WARS" NO SITE HERÓI

Entre 2003 e 2005 foram exibidos 25 mini-episódios no canal Cartoon Network, com a supervisão e o traço peculiar de Genndy Tartakovsky (O Laboratório de Dexter). Agora, "The Clone Wars" (note o “the” para diferenciar as atrações) conta com episódios de 30 minutos, animação computadorizada feita pela Lucasfilm Animation e ainda terá um longa-metragem de cinema para abrir os trabalhos. Depois, a série entra na programação do Cartoon Network dos EUA a partir de 3 de outubro.

Quem está à frente do projeto é o diretor Dave Filoni, do desenho "Avatar – The Last Airbender". “Quando consegui esse emprego quis mostrar aos fãs as Clone Wars como George as imaginava. Tentei entrar na mente dele e colocar o que ele pensava na tela para que todos vissem”, disse Filoni, diante de uma platéia de aficionados pela saga no evento Star Wars Weekends. Ele é o responsável pelo design da personagem Ahsoka Tano, a até então desconhecida aprendiz de Anakin Skywalker.

Ahsoka é uma das peças-chave da trama do longa-metragem, por dar ao jovem e rebelde Anakin um senso de responsabilidade que até então ele não tinha. Assim como Obi-Wan tentou lhe ensinar paciência e comedimento, caberá ao Skywalker de cabeça-quente fazer o mesmo com uma jedi pré-adolescente. O visual da menina é baseado na raça togruta, a mesma da popular personagem Shaak Ti – que teve papel importante na primeira série animada de "Clone Wars".

Em termos cronológicos, o longa-metragem e a vindoura série se passam no meio do segundo volume de capítulos da antiga atração de Genndy Tartakovsky. Nos 25 episódios do desenho anterior, Anakin evoluía de padawan a cavaleiro jedi pleno, e o epílogo da mini-saga ocorria momentos antes dos eventos que davam início ao Episódio III. Em "The Clone Wars", Anakin já é cavaleiro jedi, mas ainda falta tempo para os dias trágicos que culminam em sua transformação em Darth Vader. É de dar um nó na cabeça – mas, afinal, a saga de "Guerra nas Estrelas" sempre foi marcada por uma narrativa caótica de vai-e-volta no tempo.

Originalmente, não havia a intenção de estrear "The Clone Wars" no cinema. A idéia era ater o projeto à programação de TV, com 100 episódios a ser produzidos. Mas George Lucas ficou impressionado com uma trama em particular que seria desenvolvida ao longo de três capítulos e disse: “essa história daria um belo filme”. O chefe falou, está falado: a Lucasfilm Animation tratou de pegar aquela idéia de um capítulo em três partes para desenvolver um longa-metragem a partir dela.

Realmente, faz sentido que a estréia de "The Clone Wars" ocorra com uma grande aventura épica envolvendo seus principais protagonistas (até Padmé consegue espaço na trama, apesar de estar longe das trincheiras). Mas nem todos os capítulos serão focados nas missões de guerra de Anakin, Obi-Wan e Ahsoka.

Segundo o próprio Lucas declarou em convenções de ficção científica no ano passado, "The Clone Wars" abrirá espaço para personagens queridos pelos fãs, mas não exatamente principais, como o jedi anfíbio Kit Fisto, e até mesmo haverá um capítulo protagonizado apenas por clones. O criador da saga admitiu que fosse possível uma aparição de Boba Fett. Com 100 episódios explorando as “guerras clônicas”, não vai faltar conflito para todos os envolvidos na saga da Força.