Topo

Quênia celebra Oscar da atriz Lupita Nyong'o

04/03/2014 07h59

A queniana nascida no México Lupita Nyong'o, ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel no drama histórico "12 Anos de Escravidão", foi aclamada nesta segunda-feira como heroína nacional no Quênia, por sua conquista em Hollywood.

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse que Lupita, 31, é "o orgulho da África", e se comprometeu a construir uma escola de cinema no Quênia e uma rede de escolas dedicadas à criação artística no país.

"Lupita nos lembra que tudo é possível para os jovens desta nação quando eles se dedicam de corpo e alma a uma grande tarefa", assinalou o presidente.

Com sua interpretação no filme do britânico Steve McQueen, a atriz passou, em poucos meses, do anonimato à fama, acumulando troféus e capas de revista.

A família Nyong'o retornou ao Quênia menos de um ano após o nascimento de Lupita no México. A atriz foi batizada em homenagem à Virgem de Guadalupe, padroeira do país centro-americano, e fez história como a primeira intérprete mexicana a ganhar o Oscar.