Mel Gibson receberá Globo de Cristal por sua trajetória em Karlovy Vary
O ator e diretor americano Mel Gibson será premiado em julho no Festival de Karlovy Vary com um Globo de Cristal em reconhecimento a sua extraordinária contribuição ao cinema, anunciou nesta terça-feira o presidente do evento, Jiri Bartoska. Gibson será a estrela convidada na abertura da 49ª edição do festival tcheco, que será realizada na cidade de 4 a 12 de julho.
O cineasta dirigiu e protagonizou em 1995 "Coração Valente", que recebeu cinco prêmios Oscar, entre eles os de melhor filme e melhor diretor. Gibson também foi indicado aos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por "A Paixão de Cristo" e "Apocalypto".
Este filme, que trata sobre o fim do império maia, será projetado em Karlovy Vary durante uma sessão com o público na qual o cineasta, de 57 anos, participará.
Também participará do festival a atriz francesa Fanny Ardant, companheira sentimental e colaboradora durante anos do diretor François Truffaut. Ardant apresentará em Karlovy Vary seu último e até agora terceiro trabalho como produtora, "Cadences obstinées".
No festival estarão, além disso, a atriz americana Laura Dern ("Coração Selvagem" e "Jurassic Park") e as produtoras italianas Alice Rohrwacher, que obteve neste ano o Grande Prêmio Especial do Jurado de Cannes com "Le meraviglie", e "Asia Argento".
O presidente do júri principal será o produtor espanhol Luis Miñarro, que ganhou o festival tcheco em 2010 com "La Mosquitera" e que agora apresentará seu último trabalho, "Estrella fugaz".
O filme de encerramento do festival será a co-produção argentina-espanhola "Relatos selvagens", uma comédia assinada por Damián Szifrón e produzida por Pedro e Agustín Almodóvar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.