Topo

"Birdman" leva sete estatuetas no Critics' Choice; "Boyhood" é melhor filme

De Los Angeles (EUA)

16/01/2015 05h53

A comédia de humor negro "Birdman" levou sete estatuetas na 20ª edição do Critics' Choice Movie Awards, no Hollywood Palladium, em Los Angeles, nos Estados Unidos, em noite de gala nesta quinta-feira (15). Entre as categorias, o filme do cineasta mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritú venceu como melhor roteiro original, melhor edição, fotografia e trilha sonora. Além disso, levou o prêmio de melhor elenco, melhor ator e ator de comédia, ambos para Michael Keaton.

O drama "Boyhood: Da Infância à Juventude" foi o segundo a levar mais prêmios, quatro, incluindo o mais desejado: melhor filme.  

Assim como no Globo de Ouro, o prêmio de melhor direção ficou com Richard Linklater por "Boyhood". O longa também levou as estatuetas de melhor atriz coadjuvante (Patricia Arquette) e melhor ator revelação (Ellar Coltrane).

"O Grande Hotel Budapeste" foi reconhecido com os prêmios de melhor comédia, figurino e direção de arte.

Julianne Moore venceu a categoria de melhor atriz com "Para Sempre Alice" e J.K. Simmons a de melhor ator coadjuvante por seu trabalho em "Whiplash: Em Busca da Perfeição". Jenny Slate ("Obvious Child") saiu com o prêmio de melhor atriz de comédia.

O Critics' Choice Movie Awards, da maior organização de críticos cinematográficos de EUA e Canadá, a Broadcast Film Critics Association (BFCA), é a terceira premiação mais relevante do cinema americano, depois do Oscar e do Globo de Ouro.

A cerimônia foi conduzida pelo apresentador de televisão Michael Strahan, que também é um ex-jogador de futebol americano.

"Guardiões da Galáxia" foi laureado como o melhor filme de ação. Bradley Cooper ("Sniper Americano") e Emily Blunt ("No Limite do Amanhã") venceram os prêmios de ator e atriz nesse mesmo gênero, enquanto "Interestelar" saiu com a estatueta de melhor ficção científica.

O prêmio de melhor canção foi para "Glory", composta para "Selma", que conta a história de Martin Luther King Jr. Já "Uma Aventura Lego" foi nomeada como o melhor filme de animação e "Força Maior", da Suécia, venceu o prêmio de língua não inglesa.

Confira a lista completa de indicados e vencedores do Critics' Choice Movie Awards aqui.