Topo

Thiago Mendonça morou 3 meses em Brasília para interpretar Renato Russo no cinema

Ator aprendeu a tocar baixo e violão e a cantar para viver o músico em "Somos Tão Jovens" - Geraldo Protta/Imagem Filmes
Ator aprendeu a tocar baixo e violão e a cantar para viver o músico em "Somos Tão Jovens" Imagem: Geraldo Protta/Imagem Filmes

Carla Neves

Do UOL, no Rio

12/03/2013 07h00

Thiago Mendonça levou a sério o processo de construção para viver Renato Russo no cinema. Para encarnar o músico em “Somos Tão Jovens”, longa de Antônio Carlos da Fontoura previsto para estrear no dia 3 de maio, o ator mudou-se do Rio para um hotel em Brasília, cidade em que se passa o longa, durante três meses. Thiago também aprendeu a tocar baixo e violão e a cantar.

“As aulas iam das nove da manhã às sete da noite. Convivi no estúdio que era do Renato. Lá ouvia relatos de convivência e histórias pessoais. Também me mudei para um quarto de hotel que ficava envolto de coisas dele. Tudo isso me alimentava muito”, contou Thiago durante o 4º Encontro do Cinema Nacional.

Thiago disse que tamanho preparo foi fundamental para ele viver o personagem.  “Tudo passou a ser muito orgânico. Nada era pensado: ‘ai, vou falar assim’. Tempos depois de rodarmos o filme, alguém falou: ‘fala daquele jeito do Renato’. E perguntei: ‘que jeito?’. Não consegui repetir. Era algo inconsciente. Hoje em dia, se for tentar fazer, talvez não vá conseguir”, afirmou.

O ator contou que, antes de começar a ter aulas de baixo e violão, reuniu-se com Carlos Trilha, responsável pela direção musical do filme, que tocava com a Legião Urbana nos anos 1990. “Fui ao estúdio do Trilha e pelo jeito que peguei o instrumento, ele virou para o Fontoura e falou: ‘tá, ele consegue’. Possivelmente essa musicalidade já estava lá. Tenho um irmão baterista”, disse.

Embora já tenha atuado em outro filme do universo musical – ele interpretou o cantor Luciano em "Dois Filhos de Francisco" –, Thiago admitiu que sua relação com a música era “de ouvinte apenas”. O ator também revelou que não era um profundo conhecedor da obra de Renato Russo. Talvez por isso não tenha se preocupado com o que a legião de fãs do cantor pensariam a respeito de sua interpretação.

“Isso nunca me foi uma preocupação. É uma responsabilidade imensa reviver Renato Russo, não só pelos fãs, mas pelo compromisso de retratar uma pessoa da maneira como ela merece ser retratada. Porque o Renato era um ser muito especial. Ele teve essa passagem rápida, mas de tão especial está aí até hoje”, afirmou.

Thiago contou que sua responsabilidade maior sempre foi com o artista. “Será que se o Renato me conhecesse iria gostar? Nunca pensei, nunca foi minha meta: ‘vou fazer para agradar os milhões de fãs do Renato’. Fiz o filme para mim, para o Fontoura e para o Renato e a mãe dele, que sempre estava presente no set”, contou ele, referindo-se à Dona Carminha, mãe do líder da Legião Urbana.

TRAILER DO FILME "SOMOS TÃO JOVENS"