Topo

"Fazer voz da Smurfette era como fumar maço de cigarros", diz Katy Perry

Natalia Engler

Do UOL, em Cancún (México)*

22/04/2013 14h59

Depois de mostrar sua vida em um documentário em 2012, Katy Perry volta às telas de cinema em agosto de 2013. Mas, desta vez, no lugar dos olhos azuis da cantora, os espectadores terão que se contentar com a pele azul de Smurfette, personagem a quem Katy dá voz novamente em "Os Smurfs 2".

"Esse filme tem mais Smurfette. É sobre de onde ela vem. É uma historia sobre crescer, sobre quem ela quer se tornar. Vai ser muito fácil para as crianças identificarem com a relação que têm com seus pais. Tem uma outra história paralela sobre isso também", conta Katy durante entrevista coletiva sobre o filme.

“Katy traz muita diversidade para o papel, muita inteligência e calor. Traz um grande humor e uma voz que pode variar entre muito doce e áspera e subversiva. E sua performance, tanto cômica quanto dramática, é incrível”, diz o produtor Jordan Kerner.

“Quando estava gravando como Smurfette, tive que planejar minha agenda, porque ela tem uma textura mais grave em sua voz que não é estrategicamente útil para a escala que eu quero alcançar cantando. Eu tinha que separar uns dias para isso. Foi um desafio... Não, não foi, não é um desafio fumar um maço de cigarro”, admite Katy.

TRAILER DUBLADO DE "OS SMURFS 2", COM KATY PERRY

“Mas era como fumar um maço de cigarros para conseguir a aspereza da voz da personagem e ter que gritar e chorar muito. É muito diferente da minha voz de cantora, mas gostei muito. Minha voz é meu trabalho e eu venho colocando muita personalidade nela desde que eu tinha 9 anos e é uma coisa natural que usei para outro propósito”, afirma.

Questionada sobre se quer continuar fazendo filmes, ela fez piada com o horário puxado das filmagens: “Adoraria fazer outros filmes, mas teriam que começar a filmar às 11h”.

Trama
Desta vez, Smurfette é a personagem central da trama. Quando ela é seqüestrada por Gargamel e seus Naughties –uma espécie de falsos Smurfs--, ela começa a se questionar sobre sua verdadeira essência, já que foi criada pelo bruxo e transformada em uma verdadeira Smurf pela mágica do Papai Smurf.

“É como se a Smurfette fosse para a terapia. Tem uma nova profundidade e emoção desta vez. Eu estava na cabine gravando e tinham divisórias em volta de mim porque eu realmente estava sentindo a emoção, estava realmente vulnerável. É uma jornada muito emocional para a Smurfette, para os Smurfs e também para os Winslows”, afirma a cantora, referindo-se aos problemas que o personagem de Neil Patrick Harris, Patrick Winslow, tem com seu padrasto.

“Acho que a lição do filme é que você cria seus filhos, cuida deles e eventualmente eles se tornam azuis e te traem”, brinca Hank Azaria, que interpreta o bruxo Gargamel.

Hank também conta como foi a experiência de interpretar o bruxo pela primeira vez, no filme anterior. “Fiquei um pouco nervoso de interagir com Manhattan como Gargamel, porque tinha que andar três quarteirões do lugar onde fazíamos a maquiagem até o set. Mas ninguém notou. Só um cara veio ate mim, como se fosse uma coisa banal, e disse "E aí, Gargamel?".

* A jornalista viajou a convite da Sony Pictures