Topo

Muita confusão em Cannes: como seriam chamadas de filmes do festival na Sessão da Tarde

Gabriel Mestieri

Do UOL, em São Paulo

22/05/2013 05h00

Ligar a televisão num canal aberto numa quarta-feira à tarde e se deparar com um filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes é um acontecimento praticamente impossível. A famosa Sessão da Tarde, da TV Globo, prefere longas de ação, comédia ou animações, de preferência "com muita confusão e aventura", como diria o locutor das célebres chamadas da emissora.

O UOL Cinema imaginou como seria se filmes que marcaram edições anteriores de um dos principais festivais de cinema do mundo, como "Anticristo", de Lars Von Trier e "Os Incompreendidos", de François Truffaut, fossem anunciados em propagandas ao "estilo Sessão da Tarde".

O locutor da Rádio UOL, José Carlos "Babu" Baía, narrou as chamadas. Confira os áudios abaixo.

"A Pele que Habito" (concorreu à Palma de Ouro em 2011)
Esse médico desastrado queria inventar uma pele artificial. Mas um contratempo com sua filha vai fazer esse maluco experimento tomar um rumo alucinante. Prepare-se para muita confusão e aventura com Antonio Banderas em "A Pele Que Habito".

"Drive" (concorreu à Palma de Ouro em 2011)
Esse motorista muito louco só queria ajudar a nova vizinha. Mas ele vai descobrir que o marido dessa gata é um cara bem barra pesada. Agora, ele vai ter que pisar fundo pra sair com vida dessa tremenda enrascada. Não vai sobrar pedra sobre pedra com Ryan Gosling em "Drive".

"Bastardos Inglórios" (concorreu à Palma de Ouro em 2009)
Esses soldados muito loucos foram enviados à Europa para uma missão especial: matar quantos nazistas conseguissem. Mas essa turminha do barulho não imaginava acabar com uma guerra depois de um fantástico encontro com Adolf Hitler. Brad Pitt e seus amigos vão aprontar todas em "Bastardos Inglórios".

"O Enigma de Kaspar Hauser" (concorreu à Palma de Ouro em 1975)
Esse malucão apareceu do nada numa pequena cidade alemã sem falar ou andar. Mas os habitantes desse vilarejo vão descobrir que o cara que pensavam ser um completo idiota é, na verdade, um rapaz muito inteligente. Do premiado diretor alemão Werner Herzog, "O Enigma de Kaspar Hauser".

"O Sétimo Selo" (concorreu à Palma de Ouro em 1957)
Esse cavaleiro medieval andava muito desanimado. Mas uma partida de xadrez com a Morte vai fazer renascer nesse malandro a vontade de viver. Prepare-se para muita confusão e aventura na Idade Média em "O Sétimo Selo".

"Os Incompreendidos" (concorreu à Palma de Ouro em 1959)
Esse pestinha não tem a menor paciência para a escola e vai tentar de tudo para escapar de seus sádicos professores. Só que seus pais não vão gostar nem um pouco disso. Agora, esse moleque endiabrado vai aprontar altas confusões pelas ruas de Paris. De François Truffaut, "Os Incompreendidos".

"Onde os Fracos não Têm Vez" (concorreu à Palma de Ouro em 2007)
Esse veterano de guerra achou que havia tirado a sorte grande ao encontrar uma montanha de dinheiro. Só que esse espertalhão vai ficar cara a cara com um matador da pesada, que vai aprontar altas confusões para recuperar essa grana. Com Javier Bardem e Tommy Lee Jones, "Onde os Fracos Não Têm Vez".


"Paris, Texas" (vencedor da Palma de Ouro em 1984)
Esse cara foi encontrado morrendo de sede no meio do deserto. Só que esse maluco não lembrava que tinha um filho em casa. Agora, essa dupla de pai e filho nada convencional vai entrar em altas frias na estrada para achar a mãe do garoto. Do diretor Wim Wenders, "Paris, Texas".


"A Professora de Piano" (concorreu à Palma de Ouro em 2001)
Esse aluno dedicado se apaixonou pela professora de piano, uma coroa que está com tudo em cima. Mas esse marmanjo vai descobrir que a gata tem um parafuso a menos. Agora, ele vai fazer de tudo para satisfazer essa pianista. Do diretor Michael Haneke, "A Professora de Piano".

"Easy Rider - Sem Destino" (concorreu à Palma de Ouro em 1969)
Esses motoqueiros pirados queriam viajar sem destino pelas estradas americanas. Mas eles não esperavam que tiras estraga-prazeres iriam manda-los direto para a cadeia. Agora, eles vão ter que se virar para continuar essa emocionante aventura. Com Jack Nicholson, "Easy Rider – Sem Destino".

"Taxi Driver" (vencedor da Palma de Ouro em 1976)
Esse taxista com um parafuso a menos se apaixonou por uma mulher de tirar o fôlego. Mas essa tremenda gata não vai dar mole para o cara. Agora, esse motorista da pesada vai bolar um plano maluco para tirar o chefe dela da jogada. Nova York vai ficar de pernas para o ar com Robert De Niro em Taxi Driver.

"Coração Selvagem" (vencedor da Palma de Ouro em 1990)
Esse casal apaixonado só queria curtir o maior romance. Mas a mãe dessa gata vai colocar um assassino sanguinário na cola do genro. Agora, Nicolas Cage vai embarcar em altas confusões para se livrar desse matador maluco. Prepare-se para muita ação e aventura em "Coração Selvagem".

"Anticristo" (concorreu à Palma de Ouro em 2009)
Esse casal de malucos acabou de passar por uma tremenda roubada. Mas esse maridão acha que pode acabar sozinho com a tristeza da mulher. Agora, essa dupla do barulho vai aprontar altas confusões numa floresta pra lá de esquisita. Do diretor Lars Von Trier, Anticristo.

"Entre os Muros da Escola" (vencedor da Palma de Ouro em 2008)
Essa turminha do barulho adora aprontar altas confusões numa escola em que a disciplina passa longe. Só que um professor bonzinho vai tentar mudar os rumos dessa história. Ele só não imagina que esses pestinhas também podem ser bastante violentos. Ganhador da Palma de Ouro, "Entre os Muros da Escola".

"Apocalypse Now" (vencedor da Palma de Ouro em 1979)
Esse coronel muito pirado aprontou altas confusões no meio de uma floresta. Mas seus chefes no Exército não gostaram nada dessa bagunça e montaram uma missão secreta para capturá-lo. Vai ser um verdadeiro Deus nos acuda com Marlon Brando em "Apocalypse Now".