Topo

Juíza que rejeitou processo de plágio em "Avatar" é acusada de parcialidade

Do UOL, em São Paulo

16/10/2013 11h28

No início de outubro, a juíza da Califórnia Susan Bryant-Deason rejeitou as acusações de que diretor James Cameron teria plagiado ideias para filmar "Avatar", mas o caso pode ser reaberto. Isso porque os advogados do homem que abriu o processo, Eric Ryder, alegam que a juíza é casada com um produtor-executivo da Fox, que distribuiu o filme e que certamente atuou na defesa do diretor durante o processo, informou o site The Hollywood Reporter. A Fox nega ligação com o produtor.

O marido da juíza é identificado como Paul Deason que, segundo seu perfil em uma rede social, trabalhou na Fox nos últimos seis anos. Ele também aparece como co-produtor de três filmes do estúdio: "Compramos um Zoológico", "Aliens vs Predador" e "Wolverine". Agora ele aparece ligado ao Freedom Film Partners.

Segundo a Variety, um porta-voz da Fox nega que Deason seja funcionário do estúdio e um executivo da Lightstorm, produtora de "Avatar", afirma que a objeção de Ryder é apenas a uma reação ao fato de o tribunal ter decidido que ele não tem direito a nada.

De acordo com os documentos, a juíza afirmou que o marido trabalha na indústria do entretenimento, mas negou que ele fosse contratado da Fox. Agora os advogados de Ryder afirmam que foi levantada uma dúvida sobre a imparcialidade do tribunal no caso, mesmo que a Fox não apareça como réu no julgamento.

Entenda o caso
Em dezembro de 2011, Eric Ryder, ex-funcionário do cineasta, processou James Cameron e a produtora Lightstorm Entertainment, afirmando que, entre 1996 e 1998, ele escreveu uma história chamada "KRZ 2068", com elementos muito similares aos de "Avatar".

Cameron emitiu um comunicado em resposta à ação de Eric Ryder: "Infelizmente, parece que, sempre que um filme de sucesso é produzido, há pessoas que tentam ficar ricas rapidamente, alegando que suas ideias foram utilizadas. Várias dessas reivindicações foram feitas em relação à 'Avatar'. Agradeço aos tribunais, que têm tirado o mérito delas".

"Como eu já disse, 'Avatar' foi o meu filme mais pessoal, baseado em temas e conceitos que eu vinha explorando há décadas", acrescentou.

Cameron dirigiu os dois filmes mais lucrativos da história do cinema, "Titanic" (1997) e "Avatar" (2009), que arrecadaram US$ 2,2 bilhões e US$ 2,7 bilhões em todo o mundo, respectivamente.