Topo

Disney vai lançar novo filme de "Star Wars" em 18 de dezembro de 2015

Cena de "Star Wars", de George Lucas - Divulgação
Cena de "Star Wars", de George Lucas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

07/11/2013 21h50

A Walt Disney estreará nos cinemas o próximo filme da franquia "Star Wars" em 18 de dezembro de 2015, informou a companhia em comunicado nesta quinta-feira (7).

O anúncio foi uma resposta a notícias que sugeriam que o filme, prometido no ano passado para 2015, tivesse que ser adiado para o ano seguinte. "Estamos muito animados por compartilhar oficialmente a data de 2015 para o lançamento de 'Guerra nas Estrelas: Episódio VII'" (Star Wars: Episode VII', no original), afirmou Alan Horn, presidente dos estúdios Walt Disney.

A Disney adquiriu a produtora de "Star Wars" Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares em 2012 e prometeu pelo menos mais três filmes da série, uma das maiores franquias cinematográficas da história.

O novo filme, atualmente chamado "Star Wars: Episódio 7", deve começar a ser filmado no primeiro semestre de 2014 e será dirigido por J.J. Abrams, conhecido por dirigir os filmes mais recentes da série de ficção científica "Star Trek".

O lançamento em dezembro de 2015 "não apenas será a âncora da popular temporada de novos filmes nas festas" de final de ano, mas também "vai assegurar à nossa extraordinária equipe cinematográfica o tempo necessário para apresentar um filme sensacional", acrescentou.

As filmagens vão ocorrer na Inglaterra, devolvendo a franquia às suas raízes britânicas, já que os seis filmes anteriores de "Star Wars" foram parcialmente filmados em estúdios na Grã-Bretanha.

Não foram anunciados os atores, mas os integrantes do elenco original Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford estavam em negociações para trabalhar no filme. Esta semana também foi divulgado um chamado de testes para os papéis principais do novo filme.

No mês passado, a produtora Kathleen Kennedy disse que Lawrence Kasdan, autor do roteiro de "O Retorno de Jedi", se juntaria a Abrams para escrever o roteiro, substituindo o roteirista vencedor do Oscar Michael Arndt no projeto.

Lucas, que lançou a saga em 1977 e dirigiu quatro dos seis filmes até agora, trabalhará como consultor criativo.

O veterano compositor de músicas para o cinema, John Williams, criará a trilha, enquanto Abrams, a presidente do Lucasfilm, Kathleen Kennedy, e Bryan Burk serão os produtores do aguardado filme.

O primeiro episódio da saga "Guerra nas Estrelas" foi lançado em 1977 e a ele se seguiram duas trilogias: três filmes entre 1977 e 1983 e outras três sequências de 1999 a 2005. A marca se expandiu para parques temáticos e um gigantesco segmento de merchandising.

Em todo o mundo, os filmes faturaram cerca de US$ 4,4 bilhões nos últimos 35 anos e oferecem "um universo virtualmente ilimitado de personagens e histórias para impelir lançamentos continuados de filmes de ficção", manifestou a Disney ao comprar a Lucasfilm.

* Com informações das agências Reuters e AFP